sexta-feira, dezembro 04, 2009

Ruínas de Pompeia podem ser vistas em tour virtual na web


As ruínas da cidade romana de Pompeia, localizadas ao lado do vulcão Vesúvio, em Nápoles, no sul da Itália, estão disponíveis a partir desta quinta-feira no Google Street View. Uma parceria entre o Ministério dos Bens Culturais italiano e o motor de buscas possibilitou o mapeamento completo de um dos patrimônios arqueológicos mais importantes do mundo.
As ruínas da cidade romana, que se mantiveram conservadas pelo gás e pelas lavas do Vesúvio após a erupção de 79 d.C, podem ser visitadas virtualmente no serviço do Google, que permite aos internautas navegarem pelo local com uma vista de 360º. As imagens incluem detalhes das casas, das ruas de pedras e até mesmo dos turistas que visitavam o local no dia que as câmeras do Google registraram a atração.

"A possibilidade de visitar virtualmente as maravilhas de Pompeia representa um extraordinário veículo promocional para o turismo italiano e um estímulo para muitos potenciais turistas virem pessoalmente visitar o centro arqueológico", afirmou em uma nota o diretor-geral para valorização do patrimônio cultural do Ministério dos Bens Culturais, Mario Resca, segundo o jornal Corriere della Sera.

"O acordo com o Google entra nos planos de relançamento e valorização das ruínas, que prevêem também a abertura do local para eventos teatrais e musicais", afirmou, por sua vez, o comissário extraordinário de Pompeia, Marcello Fiori.

Confira mais imagens e fotos através do atalho http://bit.ly/8ixcWi.

Nenhum comentário: