quinta-feira, dezembro 03, 2009

Oi lidera dois rankings de mau atendimento


A operadora Oi aparece na liderança de dois rankings de mau atendimento ao consumidor elaborados pelo Sindec, órgão do Ministério da Justiça.


O Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) reuniu números apurados por unidades do Procon em 20 Estados, além do Distrito Federal. O Sindec elaborou duas listas, uma com os nomes das empresas mais citadas em reclamações de consumidores e outra com as empresas que menos resolveram os problemas de seus consumidores.
Em ambas as listas, o grupo Oi (que reúne também os serviços prestados pela Brasil Telecom) aparece em primeiro lugar.
Na lista das cinco empresas que mais motivaram queixas, quatro atuam na área de tefefonia e comunicações. Além da líder Oi (5,9 mil queixas), aparecem em 3º lugar a Nokia (3,5 mil reclamações), 4º lugar a Sony Ericsson (3,4 mil reclamações) e 5º lugar a TIM (2,3 mil queixas).
A única companhia na lista que não atua no setor telecom é o grupo Itaú/Unibanco, que somou 5 mil queixas e ficou logo atrás da Oi.
O Procon paulista divulgou, ontem, um ranking em separado. Os números revelados pelo Procon dão conta apenas das queixas de consumidores paulistas em relação a falhas em serviços de call center.
Há um ano, a promulgação da chamada “lei do SAC” determinou regras duras para empresas de setores regulados que oferecem atendimento telefônico, entre elas estão não demorar mais de 1 minuto para atender o cliente, oferecer opção de falar com atendente humano logo no início da chamada e não solicitar a mesma informação várias vezes ao consumidor.
No ranking paulista, Telefônica e Claro tiveram o pior desempenho. Ambas empresas foram multadas duas vezes no valor de R$ 3 milhões cada multa por desobedecerem a lei do SAC.
O Sindec também pedirá que a Justiça multe as empresas que não cumprem boas regras de atendimento ao consumidor nos outros Estados.
Dois grandes Estados, São Paulo e Paraná, ficaram de fora do ranking elaborado pelo Sindec. De acordo com o Sistema, os dois Estados integraram seus bancos de dados ao serviço nacional há menos de 12 meses e, por isso, não foi possível incluí-los no cálculo nacional este ano.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: