quinta-feira, dezembro 17, 2009

A máquina do saber


O WolframAlpha nos devolve ao mundo concreto dos fatos.


Algumas coisas surgem de maneira simples na internet e podem se tornar grandes. O Twitter é o exemplo mais recente. Já o WolframAlpha foi criado para ser gigante, um divisor de águas no conhecimento humano. Pode parecer exagero. Talvez não seja. O WolframAlpha foi lançado no dia 15 de maio e está se impondo como um instrumento online obrigatório (como é o Google há 10 anos). Ele não é um mecanismo de busca como o Google ou o Bing. O WA é definido como um “mecanismo computacional de conhecimento”. Seu objetivo é fazer “todo conhecimento sistemático imediatamente computável e acessível para qualquer um”.
Resumindo muito: o WolframAlpha dá respostas. Não é à toa que uma das inspirações do projeto foram os computadores imaginados pela ficção dos anos 60. Computadores daquela época não ficavam catando documentos e links. Eles respondiam perguntas.
O instrumento básico e único do WA é uma barra de digitação que termina sempre com o sinal de =. Ele foi criado (e batizado) por um gênio científico britânico de 50 anos chamado Stephen Wolfram. Com sede em Champagne (perto de Chicago), Wolfram trabalha com uma rede de colaboradores que alimentam o WA diariamente com dados e algoritmos. Ele não é uma ponte para outros sites. O WA funciona em circuito fechado.
Depois de tantos anos de viagens aleatórias pelo Google, o WolframAlpha desafia nossa objetividade. (Importante: só funciona em inglês, por enquanto.) O aluninho de escola básica pode colocar na barra um prosaico 2+2. Quando escrevo São Paulo e dou OK, a resposta é = cidade, 10,02 milhões de habitantes, coordenadas 23.53S 46.63W, altitude 733 metros etc. Números. Fatos.
O alcance desse instrumento no reino das ciências exatas é de dar vertigem. Ele computa funções matemáticas, calcula as chances de um full house no pôquer, faz cálculos de física quântica, descreve as propriedades de 500 gramas de nitrato de prata, faz cálculo de engenharia estrutural, gera mapas astronômicos, lista os últimos terremotos no planeta, analisa genes em cromossomos, informa a atual localização da Estação Internacional Espacial, cria códigos de barra a partir de qualquer nome. Mais? Desenha fractais, localiza IPs, converte medidas internacionais de calçados, calcula juros, dá o valor corrigido do dólar de 1972, calcula massa muscular, analisa exames médicos, encontra rimas para a palavra together, ensina o acorde em ré menor no teclado.
Boa parte das chamadas ciências humanas anda atolada num pantanal de clichês ideológicos e correções políticas. O WolframAlpha nos devolve ao mundo concreto dos fatos e números. É bom ter algumas certezas nessa vida. Como a de que a distância entre a Terra e a Lua, neste instante, é de 381 801 km.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: