quarta-feira, dezembro 23, 2009

CiênciaTela obedece a comandos apenas com gesto


MIT usa sensores ópticos inseridos em telas de LCD para criar telas controladas por gestos.


No Massachusetts Institute of Technology, pesquisadores criam display que permitiria ao usuário, por exemplo, arrastar janelas simplesmente apontando para elas e movendo os dedos.
O objetivo é incorporar o display gestual em uma tela fina, como a de um celular, sem a necessidade de se usar luvas ou outros aparatos para controlar os comandos.

O sistema do MIT tem um display de cristal líquido que funciona como uma lente, alternando um padrão em preto e branco que permite que a luz passe para o sensor colocado atrás. O padrão muda tão rapidamente que, não importa o que esteja sendo visualizado na tela, o usuário não nota essa mudança.

Equipamentos controlados por gestos não são novidade, porém nenhuma das soluções já desenvolvidas é capaz de integrar, de forma simples, a tecnologia touchscreen com o controle por gestos.

Uma das ideias, criada por Hiroshi Ishii, inclusive inspirou o filme Minority Report. No entanto, para utilizá-la, é necessário estar em uma sala repleta de câmeras caras e usar equipamentos nos dedos.

Nenhum comentário: