quinta-feira, novembro 12, 2009

Rede social Tagged é multada em US$ 500 mi por enviar spam


A rede social Tagged terá que pagar US$ 500 mil de multa e deixar de conceder sem permissão os contatos de seus usuários para o envio maciço de spams com o objetivo de conseguir novos membros, informou nesta segunda-feira a Procuradoria-geral do Estado de Nova York.
O procurador-geral de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou hoje em comunicado a decisão, com o que se pretende impedir que a Tagged "se aproprie indevidamente das listas de contatos e identidades de seus membros para mandar milhões de e-mails promocionais não solicitados e enganosos".
"Os desprevenidos usuários não tinham nem ideia de que a Tagged tinha usurpado os endereços de e-mail de seus colegas, famílias e amigos para bombardeá-los com spams", explicou Cuomo, que em junho passado já havia anunciado sua intenção de processar a companhia, que em seu site diz ser a terceira maior rede social virtual.
Segundo a Promotoria, a Tagged chegou a mandar mais de 60 milhões de e-mails assegurando a seus destinatários que um membro da rede tinha posto fotos privadas na internet para que seus amigos vissem, quando na realidade "não havia tais fotografias e as mensagens não procediam dessas pessoas".
"Quando os destinatários desses e-mails fraudulentos tentavam ter acesso às fotos, era dito que antes tinham que se registrar no Tagged. Assim, a companhia tinha acesso fraudulento aos e-mails pessoais dos novos membros e podia mandar mais convites falsos", resumiu Cuomo.
"Este acordo responsabiliza a companhia pela invasão da privacidade e estabelece salvaguardas adequadas para evitar que isso volte a ocorrer", comemorou o promotor. O representante executivo da Tagged, Greg Tseng, assegurou hoje no blog do site que as queixas sobre as práticas "procediam de uma pequena, mas energética minoria" de usuários. "Só seguimos o mesmo modelo de negócio das duas maiores redes sociais (Facebook e MySpace)", afirmou.

Nenhum comentário: