sábado, novembro 14, 2009

Google lança nova linguagem de programação

O Google está lançando uma nova linguagem de programação. Batizada de "Go" e lembrando fortemente a linguagem de programação C (com pitadas de Python e outras linguagens), ela foi projetada para facilitar o desenvolvimento de software, incentivar a reutilização de código e ter alto desempenho durante a compilação e execução.
Em um FAQ no site oficial do projeto (golang.org) a empresa detalha as origens e objetivos da linguagem, bem como apresenta seus principais recursos. Para os programadores, o site tem tutoriais e uma palestra em vídeo com uma hora de duração, além de um documento que explica as diferenças entre Go e C++, para ajudar os desenvolvedores experientes a se adaptar à nova linguagem.
Compiladores Go estão disponíveis para Linux e Mac OS X (não há sinal de uma versão Windows) e geram código para três plataformas: AMD64 (processadores x86 de 64 Bits), 386 (processadores x86 de 32 Bits) e ARM (ainda em desenvolvimento), útil para desenvolvimento de programas para smartphones Android. Também há uma lista de discussão, batizada de Go Nuts!.
Curiosamente o Google ainda não utiliza a Go em seus projetos internos, já que não considera a linguagem "madura o suficiente". Entretanto, reconhece que a linguagem foi feita sob medida para escrever o tipo de software que o Google usa em seus servidores.

Nenhum comentário: