domingo, novembro 22, 2009

Catamarã movido a energia solar dará a volta ao mundo


Um catamarã inovador e futurista vai sulcar os oceanos e dará a volta ao mundo, propelido pela força da energia solar. Parte de um projeto apresentado nesta quinta-feira em Kiel pela empresa suíça PlanetSolar e os estaleiros alemães Knierim-Yachtbau, responsáveis pela construção da embarcação, a embarcação pode transportar, confortavelmente, cinco tripulantes.


Sem velas, motores de combustão ou qualquer outro tipo de fonte de força para navegar, o "PlanetSolar", tem 31 m de comprimento e 15 m de largura. Ele tem 'asas' flutuantes nas laterais, com o objetivo de aumentar a superfície fotovoltaica.
O projeto foi uma ideia de Raphael Domjan, aventureiro suíço que prepara a volta ao mundo, e Gérard d'Aboville, um marinheiro francês que foi o primeiro homem a cruzar o Atlântico em um bote a remo, em 1980. Ele repetiu a aventura mais tarde, dessa vez no Oceano Pacífico.
A viagem de volta ao mundo do catamarã com tecnologia solar deverá ter início no final do primeiro semestre de 2011, com partida prevista do porto de Marselha, na França.


Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: