quinta-feira, novembro 26, 2009

Artista italiano cria imagens em 3D para representar cidades


As imagens parecem reais, mas são totalmente desenhadas em softwares para criação de imagens em 3D. O italiano Giacomo Costa, 39 anos, começou sua carreira como fotógrafo mas foi aos poucos se distanciando da imagem real para criar verdadeiras pinturas digitais onde representa suas visões metropolitanas nas quais a cidade se torna uma metáfora dos comportamentos humanos.
O fotógrafo, natural de Florença, na Toscana, se move entre a fotografia e o design digital, concentrando sua poética sobre a paisagem urbana contemporânea. Segundo define o jornal La Repubblica, a sua reflexão parte de fatores que afligem o mundo contemporâneo, como "os desastres naturais, as especulações, a poluição, o devastante impacto ambiental do desenvolvimento insustentável, o uso impensado dos recursos naturais".
O jornal italiano também explica que as imagens de Costa são totalmente criadas em computador com softwares especiais, que mantêm a qualidade fotográfica.
Costa iniciou sua carreira como fotógrafo mas logo descobriu sua realização nas possibilidades de manipulação das tecnologias digitais. Entre as exposições mais célebres das quais participou estão a X Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006, e a inserção no catálogo permanente do Centro Georges Pompidou, de Paris. Costa também participou da última edição da Bienal Internacional de Arte de Veneza, encerrada no dia 22 de novembro.
Nesta quinta-feira, o artista participa de um encontro com estudantes de design em Roma, onde apresentará os principais pontos da sua pesquisa entre fotografia e arquitetura urbana.

Nenhum comentário: