sexta-feira, setembro 18, 2009

Google libera nova versão do Android para testes


O Google liberou nesta terça-feira à noite para desenvolvedores a versão 1.6 do Android, sistema operacional para celulares. Com codinome "Donut", o novo software trará mais recursos aos smartphones e seus programas.

O "Donut" traz, entre outras novidades, suporte a redes celulares com tecnologia CDMA (ainda usada nos Estados Unidos), melhorias na interface de captura de imagem do celular, permitindo tirar fotos mais rápido e apagar múltiplos arquivos na galeria simultaneamente, uma nova caixa de buscas em todo o sistema e mudanças no acesso a redes privadas corporativas (VPN).
Além disso, o Android 1.6 virá com uma nova tela de uso de bateria, com informações de qual aplicativos e serviços estão consumindo mais energia. Nessa área, será possível modificar as configurações, parar o aplicativo e até removê-lo do sistema, de acordo com o Google. Os desenvolvedores também podem adaptar, com o "Donut", seus aplicativos para tamanhos distintos da tela do celular.
O Android Market, loja de aplicativos para smartphones com Android, também passou por mudanças, prometendo mais facilidade de uso para os consumidores na hora de encontrar programas. Aplicativos criados para o Android 1.5 vão funcionar na versão 1.6, esclarece a empresa.
Segundo o Google, aparelhos com Android 1.6 "Donut" já devem chegar ao mercado em outubro. Os criadores de aplicativos para a plataforma podem baixar o kit de desenvolvimento (SDK) em http://developer.android.com.br/


Nenhum comentário: