sexta-feira, setembro 18, 2009

Expedição pela costa brasileira é monitorada pelo Google Maps


Uma expedição realizada entre os meses de julho e setembro deste ano a bordo de um paramotor pelos 12 estados da costa brasileira foi transmitida ao vivo na internet pelo Google Maps através de um sistema de rastreamento que emite sinais de localização a cada trinta segundos. A tecnologia é conhecida pelo uso para o monitoramento de presos.
A trajetória de cerca de 4 mil km começou no último dia 15 de julho na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, e terminou na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, no dia 4 de setembro.
O piloto e instrutor de vôo Lu Marini foi monitorado 24 horas por dia com o sistema de segurança e monitoramento que utiliza tecnologia GSM/GPRS e transmissão via satélite. O dispositivo foi colocado no tornozelo do piloto.
"Esse foi o grande diferencial dessa aventura, o público em geral pôde acompanhar tudo que aconteceu. É como se eles estivessem lá comigo", ressaltou Marini no fim da expedição.
Marini realizou o percurso acompanhado de uma equipe de 10 pessoas formada por cinegrafistas, fotógrafos e especialistas em resgate, que seguiram o trajeto pela costa em carros de apoio.
A expedição resultará em um livro e um DVD documentário a serem lançados em breve.
Todo o percurso da expedição também pode ser conferido no site http://www.aventurafantastica.com.br/.

Nenhum comentário: