sexta-feira, junho 05, 2009

Palm Pre precisa afinar recursos para enfrentar iPhone

O aguardado Pre traz algumas boas novidades, mas a Palm ainda tem muito a fazer se o aparelho pretende se tornar concorrente sério do iPhone. Ele atendeu a algumas das minhas expectativas, mas deixou a desejar quanto a outras, nos poucos dias de teste que realizei com o aparelho.
A interface parece nova e interessante, com recursos atraentes. Mas recursos como ver fotos e navegar online podem ser lentos e a integração com redes sociais não é tão extensa quanto eu esperava.
MensagensTalvez a maior novidade do Pre seja a forma pela qual ele conduz mensagens. É possível trocar mensagens de texto com os contatos telefônicos a partir de qualquer aplicativo, e também conversar via mensagens instantâneas com amigos equipados com o Google Talk ou o AOL Instant Messenger.
Outro recurso é um sistema de alerta que apresenta a primeira linha de novas mensagens na porção inferior da tela, não importa o que mais o usuário esteja fazendo naquele momento com o aparelho.
Quem procura uma alternativa ao BlackBerry pode ficar feliz em saber que uma vez que um e-mail é aberto é muito fácil baixar um documento ou PDF e ampliar o texto na tela.
Cortar, copiar e colarAo contrário dos iPhones atuais, o Pre permite copiar e colar, mas os controles são mais difíceis de usar que os de um BlackBerry, que emprega um simples controle de rolagem para a seleção de texto.
FacebookUma das promessas mais animadoras da Palm era a integração com serviços de redes sociais como o Facebook, mas ela parece limitada, ao menos inicialmente.
O usuário pode acrescentar amigos do Facebook à sua lista de contatos telefônicos, mas não escrever para eles diretamente da lista de contatos. Para fazer isso, é preciso usar o browser do Pre.
FotosO Pre tem uma câmera de três megapixels que pode ser usada em modo horizontal ou vertical e foi possível fazer boas imagens com ela. Entretanto, o maior problema foi a tela que exibe as imagens.
O Pre é projetado para permitir que o usuário veja as fotos armazenadas ao passar o dedo pela tela. Na prática, foi preciso até 10 segundos para que cada foto se tornasse clara e sem pixels aparentes, diferente do que ocorre no iPhone.
MultitarefaO Pre facilita as multitarefas, ou seja, manter diferentes aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto no iPhone é necessário abrir um aplicativo e fechar outro. Além disso, os diversos aplicativos abertos são mostrados de forma divertida, como uma série de cartões lado a lado na tela.
Para selecionar o desejado, passe o dedo sobre ele e bata na tela. Para fechar um aplicativo, basta deslizar o dedo verticalmente pela tela.
No teste foi possível abrir entre 8 e 12 aplicativos, dependendo da sofisticação deles. O serviço de vídeo do YouTube parece exigir mais que outros aplicativos. Quando estava com oito programas abertos, incluindo o YouTube, uma mensagem foi exibida indicando que havia muitos aplicativos abertos.
Bateria e velocidade de redeNão medi a duração da carga da bateria cientificamente, mas as indicações são preocupantes: depois de uma noite de carga e de uma manhã de uso, a bateria se esgotou às 13h.
Um e-mail da Palm explicou que desligar o recurso de mensagens instantâneas ajuda a economizar energia. Soa como um conselho, mas é difícil ouvir que o recurso mais interessante do aparelho drene sua bateria.
A velocidade de dados na rede da Sprint Nextel é variável. A Palm recomenda o uso de conexões Wi-Fi com a web sempre que possível, mas elas nem sempre estão disponíveis em todo lugar.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: