quinta-feira, junho 18, 2009

Intel mudará marca de chips e abandonará Centrino para PCs

A Intel planeja encerrar algumas de suas marcas, entre as quais a Centrino para PCs, e se concentrar em número menor de nomes, enquanto expande suas atividades a novos mercados como o de chips para aparelhos portáteis.
A fabricante de chips anunciou na quarta-feira que deixará de usar a marca Centrino em referência a chips para computadores pessoais a partir do ano que vem, e vai utilizá-la para se referir a produtos para comunicação sem fio nos padrões WiFi ou WiMAX.
A maior fabricante mundial de chips, conhecida por suas onipresentes etiquetas "Intel Inside", também anunciou que abandonará as subcategorias de sua marca Core, como Core 2 Duo.
"Temos uma estrutura complexa, com marcas de plataforma, nomes de produtos e marcas de produto demais e isso torna as coisas mais confusas para os consumidores e compradores de tecnologia da informação", escreveu Bill Calder, porta-voz da Intel, em um blog da empresa.
"Hoje a marca Core da Intel tem uma ampla gama de derivativos (como Core 2 Duo e Core 2 Quad). Com o tempo esses nomes serão abandonados e em seu lugar haverá uma família simplificada de processadores Core", disse ele.
A empresa planeja reordenar sua família Core de microprocessadores usando um esquema de classificação mais simples - Core i3, Core i5 e Core i7 -, o que descreveria recursos básicos, médios e avançados dentro da linha Core, respectivamente.
Computadores de mesa baseados no chip Core i7 foram lançados em novembro de 2008. A empresa afirma que chips Core i5 e Core i3 sairão nos próximos meses.
Mas a Intel anunciou que manterá seu esquema geral de marcas mais amigáveis aos consumidores como Atom, Celeron, Pentium e Core.
O Atom serve aos netbooks e aparelhos móveis. Os chips Celeron, Pentium e Core foram projetados para computadores de mesa e laptops, e os chips Core são os mais avançados microprocessadores da Intel.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: