sexta-feira, maio 22, 2009

Vírus Conficker contamina 50 mil PCs por dia

O Conficker, malware visto como a pior praga dos últimos tempos e que já estava começando a ser esquecido, voltou a fazer notícia depois da divulgação de estatísticas da Symantec, que informa que 50 mil novos PCs são infectados diariamente.
site The Register afirma que o Conficker, também conhecido como Downadup, se dissemina entre computadores com o Windows a partir de uma vulnerabilidade corrigida pela Microsoft em abril, mas que ainda assola os PCs de usuários que se recusam a atualizar o sistema.
Mesmo os PCs atualizados podem sofrer com o Conficker caso as senhas sejam precárias. Um PC sem senhas, que entre direto na área de trabalho - coisa extremamente comum - é ainda mais vulnerável, mesmo que esteja devidamente atualizado. Por fim, a infecção pode se dar também através de mídias USB contaminadas.
Nos últimos meses, o Conficker infectou milhões de máquinas - em algumas estimativas o número passa de 15 milhões - o que o transformou em ameaça de uma das maiores botnets, rede de computadores "zumbis" controlados remotamente para fins ilícitos, o que felizmente não se concretizou até agora - mas pode vir a acontecer no futuro.
A ação máxima do worm foi, desde o dia 9 de abril, baixar novas variações de código via uma funcionalidade de atualização. O trojan Waledac, uma das variantes baixadas nestas máquinas, era uma aplicação botnet utilizada para spam, mas teve impacto relativamente baixo frente ao tamanho estimado da suposta botnet.
O mapa divulgado pela Symantec, acessível pelo atalho tinyurl.com/q8fmhx, coloca Brasil, Estados Unidos e Índia no ranking dos três mais contaminados pela praga. Só no Brasil, a empresa estima mais de 340 mil máquinas comprometidas, mas essa estimativa é extremamente conservadora e os números podem ser bem maiores.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: