sexta-feira, maio 22, 2009

Papa Bento XVI lança portal na web dirigido ao público jovem

O Vaticano lançou nesta quinta-feira o portal www.pope2you.net ("Papa Para Você", em tradução livre), em mais uma iniciativa da Santa Sé que usa a internet como ferramenta para aproximar Bento XVI do público jovem.
Em janeiro, o Papa lançou um canal próprio no YouTube. O novo portal promove a fé católica e oferece aplicativos que permite que usuários do Facebook e de iPhone se integrem ao portal.
De acordo com o coordenador do projeto, padre Paolo Padrini, o projeto vai abrir a Igreja Católica para um novo "continente" a ser evangelizado.
"Estas aplicações abrem a Igreja ao mundo das redes sociais, uma espécie de continente, onde os jovens podem ajudar a levar a fé católica", disse Padrini na apresentação do portal no Vaticano.
"Papa para você"O novo portal de comunicação do Vaticano foi criado para divulgar naíntegra a mensagem de Bento XVI para o dia da comunicação social, no próximo domingo.
Nessa mensagem, Joseph Ratzinger trata pela primeira vez das redes sociais e de internet como local deencontro e relacionamento.
"O Papa é muito positivo nesta mensagem, pedindo aos jovens que usembem este instrumento, para criar amizade, diálogo e respeito entre as pessoas", disse Padrini à BBC Brasil.
Conforme a resposta dos usuários, o portal pode se tornar permanente, informou o Pontifício Conselho para a Comunicação Social, responsável pelo projeto.
"Isso depende dareação dos jovens e do diálogo que vai se criar. Queremos entrar nomundo deles e levar a presença do Papa neste mundo", disse à BBC Brasil monsenhor Paul Tighe, secretário da entidade.
"Vamos avaliar o impacto que este instrumento terá sobre os jovens porque queremos queseja útil e usado realmente. Há coisas demais não usadas na internet",afirmou padre Padrini.
Sem interaçãoO Vaticano, entretanto, avisou que o portal não permite uma interação com o Papa.
"O diálogo se cria não necessariamente direto com o Papa. Através das informações que circularem no Facebook, onde há muitos grupos católicos, queremos estimular a reflexão e a amizade e difundir a fé católica, conforme o Papa pediu aos jovens na praça de São Pedro", disse Padrini à BBC Brasil.
Com os aplicativos, o usuário poderá também receber notícias atualizadas no celular sobre as atividades do Papa em cinco idiomas (inglês, francês , espanhol, italiano e alemão), textos e fotos de Bento XVI em formato de cartão virtual e ter acesso a vídeos do canal do Vaticano no site do YouTube.
"Cada aplicação tem seus desdobramentos e é possível compartilhar tudo com os próprios amigos", informou o prelado.
O coordenador do portal esclareceu que o Papa não terá um perfil no Facebook, apenas oferecerá o aplicativo para seus usuários.
"É um aplicativo que será usado como instrumento para difundir em todo o mundo do Facebook e entre os próprios amigos, as mensagens e fotos de Bento XVI e criar uma comunidade em torno da figura e das palavras do Papa", disse o religioso.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: