sexta-feira, maio 22, 2009

Até os jovens se aborrecem e "tiram férias" da tecnologia

Eles se sentem à vontade com aparelhos tecnológicos, mas às vezes estremecem quando o celular toca. Esse grupo - primariamente masculino e entre 25 e 29 anos - é chamado de "Networkers Ambivalentes" em um estudo divulgado pela Pew Internet e pelo American Life Project.
A Pew considerou esse grupo notável porque seus membros conviveram com a internet e outras tecnologias durante a maior parte de suas vidas.
No estudo, a Pew examinou os aparelhos e serviços utilizados por adultos americanos, e suas atividades e posturas em relação à tecnologia. Cerca de 60% de todos os participantes não tinham um apego significativo aos aparelhos móveis, seja porque não possuíam tais aparelhos ou porque se satisfaziam com computadores desktop.
Mas quase 40% afirmaram estar colados a seu aparelho móvel. E os Networkers Ambivalentes constituem um quinto desse grupo.
"Eles são os mais ativos em redes sociais e no uso de dispositivos móveis para uma série de atividades, mesmo assim consideram uma boa idéia fazer uma pausa de tudo isso," disse John Horrigan, diretor associado de pesquisa da Pew. "Eles não se entusiasmam com tudo que está disponível."
Mas essas pessoas também não estão dispostas a sair da rede, disse Lee Rainie, diretor da Pew. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho estão todos conectados pela tecnologia e eles temem que perderão algo se abrirem mão disso.
A tecnologia, para eles, "é como uma obrigação," Rainie disse.
Outro quinto dos usuários apegados aos aparelhos móveis se sente de maneira bem diferente. Essas pessoas, segundo a Pew, são os "Colaboradores Digitais." Eles não se sentem apenas confortáveis com a tecnologia, mas também se entusiasmam com ela. Eles também tendem a ser homens, mas entre 35 e 39 anos. Horrigan disse que os Colaboradores Digitais provavelmente passaram a ter ocupações que exigem colaboração à distância.
"Eles vivem um estilo de vida profissional que os atrai para recursos digitais," ele disse. "Eles respiram com menos medo e hesitação."
A análise da Pew se baseou em sondagens feitas no final de 2007 com 3.553 americanos adultos. As pesquisas têm uma margem de erro para cima ou para baixo de 2 pontos percentuais.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: