quinta-feira, abril 23, 2009

Modelo antigo de celular vira objeto de desejo de criminosos



Hackers e ladrões de senhas de banco estão pagando uma fortuna por um celular Nokia descontinuado produzido em 2003. Segundo um investigador holandês, o aparelho teria se tornado objeto de desejo após a descoberta que uma falha de software permitiria ouvir conversas alheias e roubar senhas de banco.
De acordo com o The Inquirer, até 25 mil euros estão sendo oferecidos por exemplares do modelo Nokia 1100, que em sua época foi o produto de maior sucesso da fabricante. A suspeita foi levantada quando Frank Engelsman, da Ultrascan Advanced Global Investigations, observou alguém pagar o valor acima referido por um aparelho que vale no máximo 100 euros, conta o Network World.
Pouco tempo depois a polícia procurou Engelsman para perguntar se ele desconfiava de algo sobre o aumento da demanda pelo celular antigo. Investigando o caso, foi descoberto que a procura era focada em um determinado exemplar, produzido em uma fábrica de Bochum, na Alemanha. Indo mais a fundo, descobriu-se que o software do aparelho permitia escutas telefônicas e interceptação de informações confidenciais em transações bancárias, ou seja, roubo de senhas.
A fraude ocorre quando uma outra linha é habilitada no aparelho e o criminoso, então, é capaz de roubar as senhas do dono. Dessa forma ele a utiliza para efetuar transferências de dinheiro para sua própria conta. Como medida de segurança, os bancos agora estão enviando um SMS para o celular de seus clientes para comunicá-los quando uma operação é concretizada através de suas contas.
Segundo o informa o IT World, gangues russas, marroquinas e romenas estão tentando ter acesso a celulares desse modelo equipados com o sistema falho para poder aplicar os golpes. Contactada pela Ultrascan para prestar esclarecimentos, a Nokia disse que ainda não pode se pronunciar sobre a denúncia.

Nenhum comentário: