quinta-feira, abril 23, 2009

Código .br completa 20 anos de idade

Um rápido passeio pela história da internet no Brasil de 1989 aos dias atuais

Foi em abril de 1989 que Jon Postel, o IANA (Internet Assigned Numbers Authority), atribuiu à comunidade acadêmica brasileira especializada em redes a gestão código de País de Domínio de topo, ou ccTLD. Nascia, então, o .br, que está presente em 1,6 milhão de registros na internet.O número dá ao Brasil o status de sexto maior país do mundo em número de sites registrados. Há 20 anos, as redes predominantes no cenário acadêmico brasileiro eram a BITNET (Because It's Time NETwork), a HEPnet (High Energy Physics Network) e a UUCP (Unix-to-Unix Copy Program). Mesmo antes da primeira conexão à internet chegar ao Brasil, em 1991, o domínio .br era utilizado para identificar as redes acadêmicas que já existiam.
Até então, o registro de domínios sob o .br era feito manualmente pelo Registro Brasileiro, operado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Apenas pesquisadores e suas instituições de ensino tinham condições (e interesse) de se integrarem à nova rede e, portanto, em registrar um domínio sob o .br.Em janeiro de 1991, por meio da conexão Fapesp-Fermilab, o Brasil aderiu à ESnet (Energy Sciences Network), conectando-se efetivamente à internet. Os primeiros pacotes TCP/IP brigaram por algum espaço na já congestionada linha internacional de 9 600 bps (bits por segundo). Aos poucos, a web cresceu. Foi durante a ECO-92 que outros segmentos da sociedade civil tiveram contato e acesso à internet. A partir deste momento, nomes de máquinas no padrão TCP/IP foram rapidamente povoando o .br.
Em 1995, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado com o objetivo de coordenar a atribuição de endereços internet (IPs) e o registro de nomes de domínios ".br". O DNS (Domain Name System) brasileiro que começava 1996 com 851 domínios registrados, experimentava um crescimento vertiginoso com a chegada em massa de empresas, provedores e mídia. Assim, o sistema de registro foi automatizado, com um desenvolvimento interno e em software aberto que permitiu chegar aos mais de 1,6 milhão de registros atualmente. De acordo com o CGI, a internet brasileira e seu modelo de gestão são citados como exemplos em fóruns do mundo todo devido, sobretudo, à sua origem baseada em colaboração.

Nenhum comentário: