sexta-feira, abril 24, 2009

Internet será mais democrática e móvel, diz criador da web

A World Wide Web nasceu há 20 anos e, embora seu crescimento tenha sido "muito rápido, seu futuro é ainda mais amplo e promissor", principalmente nas redes sociais e nos suportes móveis, afirmou nesta quarta-feira seu criador, Tim Berners-Lee, na abertura do Congresso Internacional www2009.
Em um auditório repleto de especialistas em telecomunicações, no Palácio Municipal de Congressos de Madri, o pai da rede expôs suas previsões sobre a internet em dois âmbitos: suas aplicações em telefonia celular e o desenvolvimento de redes sociais.
Em uma sociedade que atravessa uma crise global, Tim Berners-Lee disse esperar que a web 3.0 - sucessora da atual web 2.0, mãe das redes sociais - cresça por meio de uma intercomunicação mundial sem precedentes na qual as barreiras idiomáticas serão derrubadas.
Esta ruptura fará com que a sociedade da comunicação se amplie com páginas que tenham um design mais simples, além de mais protocolos de segurança e de uma maior velocidade de acesso e download de todo tipo de arquivo.
A web, que em sua origem foi uma maneira de trocar textos dentro da comunidade científica, se transformou em um espaço no qual internautas de todo o mundo fornecem e têm acesso à informação em todas as línguas e se comunicam.
Entretanto, Berners-Lee estima que, da forma como a internet se desenvolve atualmente, analisar seu futuro chega a ser um atrevimento, idéia compartilhada por um dos pais da internet e vice-presidente do Google, Vinton Cerf.
Durante entrevista conjunta concedida na abertura do www2009, que termina sexta-feira, Berners-Lee e Cerf contaram que, para eles, a web representa a oportunidade de desenvolvimento social, econômico e político para qualquer nação. A palavra "democracia" teve espaço no congresso tanto quanto as novas aplicações da web.
Quanto aos avanços técnicos, Berners-Lee explicou que o futuro é se conectar por meio do telefone celular, já que o aparelho é "muito barato nas nações em desenvolvimento" e pode funcionar como "um grande servidor" de informação e comunicação.
Diante de tal expansão de internet - descrita por Cerf como um "mundo maravilhoso para a informação" -, os dois pioneiros lembraram a necessidade de resguardar a segurança e a privacidade.
O vice-presidente do Google defendeu a implementação de medidas tais como o controle governamental para proteger o acesso aos conteúdos, "a prevenção em nível tecnológico", a punição para quem cometer crimes na rede e a proteçaõ da propriedade intelectual.
Para Berners-Lee, em uma era com "mais internet, mais velocidade e mais internautas", a informação chegará "em tempo real" a um maior espectro de população que, além disso, receberá conteúdo em suportes como telefones celulares ou em outros que ainda parecem coisa de ficção científica - um par de óculos, por exemplo.
Segundo os dois pesquisadores, este futuro de uma rede mais simples e universal é "promissor". Berners-Lee diz que a chave é "construir uma plataforma para as gerações futuras, cada vez mais aberta e comunitária", com um desenho mais simples e uma conexão "rápida e barata".

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: