sábado, março 03, 2012

Golfo do México: BP chega a acordo para indemnizações


Consenso chega antes do início do julgamento sobre derrame de petróleo que aconteceu em 2010

A BP já chegou a um acordo, de 7,8 mil milhões de dólares (5.910 milhões de euros), para resolver as reivindicações dos pescadores e outros privados prejudicados pelo derrame de petróleo no Golfo do México em 2010.

O acordo, conseguido antes do inicio do julgamento previsto apra segunda-feira não afeta, contudo, o que está previsto em pagamentos em multas e reivindicações das diversas regiões afetadas pelo derrame.

«Desde o início do problema, a BP tem trabalhado para cumprir as suas obrigações para com as comunidades do Golfo do México», disse, num comunicado citado pela Lusa, Bob Dudley, diretor executivo da empresa.

Antes o «Washington Post» tinha revelado o estabelecimento do acordo, mas não os montantes envolvidos.

Por sua, o «Wall Street Journal» tinha estimado que um acordo implicaria o pagamento pela BP de 14.000 milhões de dólares (10.606 milhões de euros) para compensar os milhares de pessoas afetadas pelo derrame, de forma a completar o fundo de 20.000 milhões de dólares (15.151 milhões de euros) prometido pela petrolífera em agosto de 2010.

Até ao momento, a companhia já efetuou gastos de 7.500 milhões de dólares (5.682 milhões de euros) com operações de limpeza e compensações financeiras.

O derrame começou quando a plataforma se desmoronou e afundou no mar a 20 de abril de 2010 num acidente em que morreram 11 pessoas e provocou o derrame de mais de quatro milhões de barris de petróleo ao longo dos 85 dias que foram necessários para tapar o poço.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Nenhum comentário: