sábado, março 03, 2012

Grécia aposta na procura petróleo e gás



Oito empresas vão explorar águas marítimas do país

Oito empresas vão pesquisar a existência de petróleo e gás nas águas marítimas da Grécia, o que poderá ajudar Atenas a reduzir as despesas com importações. O anúncio foi feito ainda na sexta-feira pelo ministro grego da Energia.

As empresas pretendem fazer pesquisa sísmica de reservas no Mar Jónico e a sul da ilha de Creta, segundo a AP.

O comunicado do ministro revela que as empresas em causa são TGS-NOPEC Geophysical, Fugro Multiclient Services, Spectrum Geo Ltd., Dolphin Geophysical, Petroleum Geo-Services, ION Geophysical Corp., CGG Veritas e a Spec Partners Ltd.

As estimativas sobre as reservas possíveis nas áreas estudadas ascendem a 283 milhões de barris de hidrocarbonetos. A Grécia consome cerca de 120 milhões de barris de petróleo e 4.000 milhões de metros cúbicos de gás por ano, nota a Lusa.

Atenas poderia receber 14.000 milhões de euros das reservas nos próximos 15 anos, segundo a agência grega semioficiosa ANA.

A Grécia gasta anualmente entre 10.000 milhões e 12.000 milhões de euros por ano em importações de petróleo.

O país está a finalizar um segundo pacote de ajuda financeira, no valor de 237.000 milhões de euros, com a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e os credores privados.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Nenhum comentário: