quarta-feira, outubro 05, 2011

Estado oferece qualificação para atuar com petróleo e gás


A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza definiram cursos técnicos voltados à formação e qualificação de mão de obra para a cadeia produtiva de Petróleo e Gás Natural. As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br .
Alguns dos cursos disponíveis são: ajudante de laboratório químico; assistente de desenhista técnico, de identificação de materiais e utilidades industriais, de segurança do trabalho, de sistemas de controle e de tubulações; operador de jato abrasivo, máquinas (trator e escavadeira); mecânico de manutenção e montador; metrologia industrial; montador de andaimes, normas de qualidade e pedreiro entre muitos outros.
Para se candidatar, basta ter pelo menos 16 anos e ser alfabetizado. Até o fim do ano, o Via Rápida oferecerá 14 mil vagas.
Para a definição dos cursos foram ouvidos técnicos do setor, pedagogos e profissionais de Recursos Humanos, tendo como referenciais a Classificação Brasileira de Ocupações e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura.
A definição gerou o catálogo de cursos de qualificação de petróleo e gás, em fase de produção gráfica, a ser distribuído para divulgação nas empresas do setor e na comunidade.
Viabilizados por parceria entre a Subsecretaria de Petróleo e Gás - uma das áreas de atuação da Secretaria de Energia - e o Centro Paula Souza, os cursos fazem parte do programa estadual Via Rápida Emprego e podem ser oferecidos em qualquer região do Estado, de acordo com a demanda local.
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece cursos básicos de qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/

Nenhum comentário: