quarta-feira, outubro 05, 2011

Encomendas para o pré-sal estão a todo vapor


A maior parte do investimento está concentrada na encomenda como barcos de apoio ou especiais

A Petrobras e sua subsidiária de transporte e logística, a Transpetro, estão cada vez mais impulsionando a indústria naval e toda sua cadeia produtiva, devido à demanda de embarcações e plataformas que o pré-sal irá consumir. De acordo com o novo Plano de Negócios da Petrobras 2011-2015, apresentado em julho, a estatal prevê investimentos de US$ 224,7 bilhões (R$ 389 bilhões). No Brasil, serão investidos 95% dos investimentos (US$ 213,5 bilhões) e 5% (US$ 11,2 bilhões) nas atividades do exterior, contemplando um total de 688 projetos.

Investimentos - No segmento de exploração e produção da companhia, onde está a maioria das demandas para o setor naval, a Petrobras vai investir até 2015, USD 127,5 bilhões, sendo USD 117,7 bilhões para a atividade no Brasil. A Transpetro, através do seu Programa de Modernização e Expansão da Frota, mantém seu ritmo de encomendas a todo vapor. Segundo a Transpetro, até o início de 2015 estarão concluídos os 49 navios do programa. Com isso, a frota da empresa, hoje com 52 navios, superará o número de 100 embarcações, com um investimento de R$ 10 bilhões. Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de encomenda de navios petroleiros do mundo.

Encomendas - A maior parte do plano está concentrada na encomenda como barcos de apoio ou especiais. Segundo a estatal, em 2010 a companhia estava com 287 unidades. Até 2013, o plano prevê a incorporação de mais 136 unidades, em 2015 mais 56, até alcançar 568 embarcações no final desta década. Em número de sondas de perfuração com capacidade acima de 2 mil metros de profundidade, a empresa deverá incorporar mais 40 unidades se comparada às 15 existentes. Serão mais 50 plataformas de produção do tipo semi-submersíveis e FPSO (navio transformado em plataforma de produção).

Ressurreição - A Transpetro lançou ao mar em junho, no Estaleiro Mauá, em Niterói, o quarto navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). “O lançamento ao mar do navio Rômulo Almeida é mais uma prova da vitalidade do Promef, que fez ressurgir a indústria naval brasileira. Depois de uma crise de décadas, o Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo”, disse o presidente da Transpetro, Sergio Machado. O Programa da estatal mobiliza hoje seis estaleiros, quatro deles já em operação: Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e Mauá, Estaleiro Ilha SA (Eisa), e Superpesa.

Fonte: NN/Rodrigo Leitão

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