sexta-feira, agosto 05, 2011

Cursos oferecem inglês voltado para o setor offshore


Atualmente, a necessidade do domínio de uma língua estrangeira, principalmente o inglês, é notória em qualquer ramo de atividade. É verdade que alguns setores exigem mais conhecimento que outros, mas com a demanda e o desenvolvimento da indústria petrolífera, esta é, certamente, uma área na qual é cada vez mais importante a fluência na comunicação e entendimento da língua inglesa. Esse panorama se comprova na medida em que a possibilidade de expansão do mercado nacional só faz aumentar, com a vinda de grandes multinacionais para o país, em busca de uma fatia do pré-sal.

Dessa maneira, os profissionais que trabalham nos setores offshore e onshore são obrigados a lidar o tempo todo com a língua inglesa. Além de a tripulação das plataformas ter pessoas de diversas nacionalidades, o idioma se faz necessário para que se tenha o pleno entendimento dos termos técnicos utilizados no dia-a-dia. Por isso, existem cursos de inglês voltados exclusivamente para a área de petróleo e gás, como é o caso da Escola de Idiomas Optimum, que oferece um curso específico, voltado para concessionários na Exploração & Produção de petróleo e gás, prestadores de serviços, estudantes e profissionais da área.

Segundo a empresa, “o principal objetivo do curso é proporcionar ao aluno fluência no idioma no qual a ênfase não é somente aprender termos isolados, mas sim a aplicação de tais termos dentro de diálogos simulando situações reais das atividades do petróleo: perfuração, produção, refino e outras.” Para tanto, o ensino – online, o que permite que o aluno estude mesmo embarcado em uma plataforma ou presencial – é dividido em quatro módulos (básico, pré-intermediário, intermediário e avançado) e o curso pode ser concluído em até 12 meses, dependendo da frequência das aulas.

Na Optimum, a metologia que permite ao profissional aprender o inglês utilizado no cotidiano de uma empresa de petróleo envolve diálogos simulando situações reais das atividades industriais tais como a descrição e informações sobre equipamentos e tarefas, instruções e avisos de segurança e discussão sobre problemas operacionais no ambiente de trabalho. Os professores também aplicam textos técnicos para leitura como manuais de instrução, operacionais, normas e procedimentos além de treinarem a escrita dos alunos com o uso de estilos observados em relatório de acidentes e instruções, por exemplo.

Aulas na plataforma

A rotina, por si só, de quem trabalha em regime offshore dificulta o aprendizado do inglês, de forma contínua, já que os profissionais permanecem embarcados, geralmente, 14 dias e teriam, na teoria, os 14 dias de folga para estudar. Por isso, cursos online são importantes, mas há a opção de ter aulas na plataforma. É o caso da possibilidade oferecida pela Wise Up, que disponibiliza professores – que possuem conhecimentos específicos na área de segurança e sobrevivência - no próprio ambiente offshore, antes e após a jornada dos trabalhadores. Esse serviço já está presente em 41 plataformas, de empresas como TransOcean e Maersk.

Para os leitores que ficaram interessados em realizar um curso de inglês voltado para o setor de petróleo na Optimum, sugiro que passem antes no blog no Tecnopeg, porque o Victor conseguiu uma excelente promoção onde os leitores cadastrados conseguem 20% de desconto e ficarão isentos de matrícula.Para saber mais, visite: Promoção Tecnopeg - Optimum

Fonte: Nicomex

Nenhum comentário: