quarta-feira, junho 15, 2011

Rhodia e SIBUR assinam carta de intenção para criação de joint venture em surfactantes na Rússia e na CEI



Paris (França), - Rhodia e a SIBUR assinaram uma carta de intenção para criar uma joint venture em surfactantes de especialidades*. Esta aliança estratégica se concentrará na criação de uma líder no mercado da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)- onde os surfactantes de especialidades são usados principalmente nos segmentos de cuidados domésticos e pessoais e gás e petróleo, com o setor de surfactantes crescendo em mais de 6% por ano.

A evolução da demanda dos clientes por produtos mais sofisticados e segmentados, como shampoos, condicionadores, géis para banho, detergentes domésticos e de lavanderia aliados à necessidade de soluções de alto desempenho nos campos de extração de gás e petróleo impulsionam o crescimento do volume de surfactantes de especialidades na região da CEI.

A Rhodia, como líder mundial em surfactantes de especialidades, fornecerá seu conhecimento em tecnologias de surfactantes, seu conhecimento em formulações e aplicações de mercado e sua rede de clientes, inclusive principais contas globais com forte presença nessa região.

A SIBUR, empresa petroquímica líder na Rússia, contribuirá com suas matérias-primas, capacidades de produção e logística. Com sua longa experiência no mercado russo de produtos petroquímicos, a SIBUR também apoiará o desenvolvimento do negócio de surfactantes nos mercados de gás e petróleo na Rússia e na CEI.

As duas empresas trabalham para que a joint venture seja a base para uma produção local na Rússia, em Dzerzhinsk, próximo das operações petroquímicas da SIBUR, a 400 km ao leste de Moscou, e espera-se que ela esteja em operação em 2013.

“Esta parceria estratégica é uma etapa chave em nosso desenvolvimento no dinâmico mercado de surfactantes na CEI e na Europa Oriental” comenta Christophe Clemente, vice-presidente da divisão Novecare da Rhodia para a Europa. “Esta aliança reforçará nossa posição de liderança mundial em surfactantes de especialidades e está completamente alinhada com nossa estratégia de crescimento. Ela demonstra o nosso compromisso em nos tornarmos o parceiro preferencial de nossos clientes conforme eles se expandem em países com crescimento acelerado” completou Emmanuel Butstraen, presidente da Rhodia Novecare.

“A SIBUR e a Rhodia possuem atividades e conhecimentos altamente complementares. A associação com um líder mundial em surfactantes de especialidades nos permitirá fornecer produtos com valor agregado para atender à demanda em crescimento acelerado por soluções mais sofisticadas e complexas”, comentou Sergey Merzlyakov, vice-presidente-chefe da unidade de negócios de plásticos e organossíntese da SIBUR. “A colaboração com a Rhodia está alinhada com nossa estratégia de expansão em segmentos do negócio de especialidades químicas cuidadosamente escolhidos”, concluiu Dmitri Konov, CEO da SIBUR.

*Surfactantes são moléculas que reduzem a tensão superficial e podem proporcionar propriedades como detergência, emulsificação, espumação, umidificação e amaciamento. Eles são usados como ingredientes de desempenho em formulações com um amplo leque de aplicações: géis para banho, shampoos, condicionadores, sabão em pó e em barras, limpadores domésticos e de superfícies sólidas, limpeza industrial, tintas, tratamento de metais, extração de gás e petróleo, produtos agroquímicos, etc.

A SIBUR é a empresa de produtos petroquímicos líder na Rússia e na Europa Oriental. A SIBUR integrou verticalmente a produção do processamento do gás até a produção de monômeros, plásticos e borracha sintética. Em 2010, a SIBUR registrou vendas anuais acima de 5,5 bilhões de euros e empregou aproximadamente 50.000 pessoas. Os mais de dois mil produtos da Empresa são fabricados em 36 locais em 26 regiões ao longo da Rússia. [http://www.sibur.ru].

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Estruturada em 11 unidades globais de negócios, agrupadas em cinco business clusters, a Rhodia é parceira dos maiores líderes mundiais das indústrias: automotiva, eletroeletrônica, aromas e fragrâncias, saúde, mercados de cuidados pessoais e domésticos, bens de consumo e mercados industriais. O Grupo emprega 14 000 pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de 5,23 bilhões de euros em 2010. Suas ações são cotadas na Bolsa de Valores de Paris (Euronext Paris). [www.rhodia.com].

A Rhodia Novecare, com vendas líquidas de 1,1 bilhão de euros em 2010, fornece produtos e soluções de alto desempenho para uma ampla gama segmentos, inclusive cosméticos, detergentes, agroquímicos e petróleo, bem como revestimento e aplicações industriais. Graças a uma pegada industrial mundial e uma rede global de P&D e suporte técnico, a Rhodia Novecare mantém posições de liderança nos mercados de surfactantes, derivados de fósforo, polímeros naturais, tecnologias de polímeros sintéticos e monômeros e solventes oxigenados ambientalmente seguros. A Rhodia Novecare desenvolveu um conhecimento específico na antecipação e resposta às necessidades do cliente em proteção, modificação de superfícies, reologia, entrega ativa, melhoria de formulações e processos e sustentabilidade.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Nenhum comentário: