domingo, maio 08, 2011

Dúvidas mais comuns entre os interessados pelas vagas de engenheiros da Agência



seguir solucionamos as dúvidas mais comuns entre os interessados pelas vagas de engenheiros da Agência.
*Esclarecemos que as respostas se norteiam nos concursos anteriores (2005 e 2008)

1- Um engenheiro pode prestar concurso para o cargo de Especialista Geral ou somente para Especialista em Engenharia?
R. Pode, sim. Vale dizer, inclusive, que é bastante provável se mostrar mais fácil o ingresso nos quadros da ANP através da prova para cargos gerais, já que relação candidato/vaga é um pouco menor. Contudo, devemos dizer, se seu desejo profissional for realmente trabalhar em funções de engenheiro, não se atenha a esta pequena facilidade. Faça a SUA prova, para engenheiros, no caso.

2- Haverá questões de língua portuguesa na prova para engenheiros?
R. Não só haverá, como é de extrema importância. A parcela da prova que se refere à nossa língua costuma valer até 20% da prova. E, convenhamos, para engenheiros, que são especializados para contas e não para cartas, gabaritar a prova de português pode ser decisivo!

3- Quem não sabe inglês tem chances neste concurso?
R. Ao contrário do português, a língua inglesa costuma valer poucos pontos. Quem não sabe inglês perderá muita energia tentando aprender uma nova língua de forma atropelada. Acredito ser a melhor estratégia investir seu tempo em outras disciplinas. Contudo, obviamente, se você tiver tempo sobrando para o estudo, não custa nada atentar para questões de vocabulário e interpretação de texto em inglês.

4- Como estou longe do Rio de Janeiro, posso comprar apenas as apostilas do Clube do Petróleo?
R. Infelizmente, não. Faz parte da nossa estratégia não popularizar o nosso material de estudo, até por um compromisso ético com os nossos alunos.

5- Qual a diferença das provas para os cargos de Engenheiro 1 e Engenheiro 2?
R. As questões específicas do Engenheiro 1 serão voltadas para o upstream da indústria do petróleo (exploração e produção), enquanto aquelas referentes ao Engenheiro 2 focarão no downstream (refino, distribuição e comercialização).

6- Moro no Rio de Janeiro, mas penso que teria mais chances se fizesse prova para a região nordeste, ou até norte. Minha idéia procede? Neste caso, que tipo de profissional é mais requisitado para fora do Rio de Janeiro?
R. Fora do Rio de Janeiro há maior demanda por servidores voltados à fiscalização do setor regulado. Quem mora fora do Rio de Janeiro dificilmente conseguiria fazer nosso curso preparatório ou qualquer outro equivalente. Logo, suas chances serão realmente muito boas. Infelizmente, para seu projeto, outros cariocas e fluminenses terão a mesma idéia. Mesmo assim, parece ser uma ótima estratégia visto que existe uma demanda real para fora do Rio de Janeiro.

7- A prova de conhecimentos gerais é idêntica para todas as profissões de nível superior?
R. A previsão é que serão, sim. Os Especialistas em Regulação de nível superior (tanto modalidade geral, quanto engenheiros, advogados...) fizeram a mesma prova de conhecimentos gerais no concurso anterior, na qual se encontravam questões de direito básico, português, inglês e informática.

8- As questões possuem sempre o mesmo peso? O que é importante priorizar no caso dos engenheiros?
R. Não. Os pesos variam muito entre as questões, que são divididas em ordem de valor ao longo da prova. Há questões de prova especifica que valem 2 pontos, enquanto outras valem até 3 pontos. Nossa equipe, através de estudos de provas anteriores, tenta preparar nossos alunos para que gabaritem a bateria de questões valendo 4 pontos, uma estratégia vencedora.

9- O Clube do Petróleo oferecerá mesmo uma turma somente para os engenheiros? Quando será ? Quais os horários das aula?
R. Ofereceremos, sim. As aulas serão aos sábados, de 9h00 da manhã às 18h00 da tarde, no centro do Rio de Janeiro. O início da próxima turma está previsto para o dia 18 de junho de 2011.

10- Qual cargo tem a melhor relação candidatos/vagas?
R. Nos concursos anteriores os cargos de Geral I e II foram aqueles que apresentaram a melhor relação, seguido dos engenheiros. O mais concorrido foi para advogados, analista ambiental, seguidos de outros mais.

11- Somente os engenheiros de petróleo podem participar da prova dos engenheiros?
R. Absolutamente não. Quase todos os profissionais de engenharia podem fazer concorrer às vagas para a área. O que é possível observar é a predileção dos engenheiros de petróleo pelo cargo de Engenharia I e a dos engenheiros químicos pelo cargo de Engenharia II.

12- Uma vez aprovado, um engenheiro receberá a mesma remuneração que um advogado ou um economista?
A remuneração é uniformizada para todos os Especialistas em Regulação da Agência Nacional do Petróleo. A previsão é que engenheiros, advogados, economistas, dministradores, e todos os demais, sejam remunerados por valor superior a Tudo indica que será superior a 10 mil reais.

Lembramos que nossa próxima turma, com inicio em 18/06/11, está com inscrições abertas pelos telefones (021) 2233-7580 e (021) 2223-1269. Para maiores informações, visite nosso website: www.clubedopetroleo.com.br

Fonte: Clube do Petróleo - Mauro Kahn

Nenhum comentário: