sábado, maio 14, 2011

De olho no pré-sal, Caterpillar vai fabricar motores no Brasil


De olho na demanda gerada pelo pré-sal, a multinacional norte-americana Caterpillar começará a produzir no Brasil, a partir de setembro, motores e geradores elétricos a diesel para embarcações de apoio à exploração marítima de petróleo.

Atualmente, esses equipamentos são importados. A produção dos motores ocorrerá na fábrica do grupo no país, em Piracicaba (SP), com, ao menos, 60% de componentes nacionais. A companhia não informa o valor investido na nova linha de produção.

A empresa informou apenas o investimento total da multinacional no país, de R$ 350 milhões nos anos de 2011 e 2012. O presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Calil, disse que a maior parte do valor está sendo aplicado na instalação de uma nova fábrica, em Campo Largo (PR). A empresa adquiriu uma antiga unidade instalada no local e faz adaptações para deslocar a linha de produção de retroescavadeiras para a nova planta.

A Caterpillar decidiu investir na fabricação de motores no país em razão da crescente demanda de estaleiros por motores. Desde os final dos anos 90, com a retomada da indústria naval, a empresa forneceu 1.000 motores elétricos no Brasil, todos importados de uma das unidades da empresa nos EUA.

Além de servir como sistema de propulsão de barcos de apoio off shore, os equipamentos podem ser usados como geradores de energia auxiliar em plataformas de perfuração e extração de óleo e navios de maior porte.

Segundo Milton Ceotto, gerente de sistemas marítimos de energia da empresa, a Petrobras tem exigido de armadores (empresas de navegação) que prestam serviços à companhia o uso de embarcações com motores elétricos, que são mais confiáveis e mantêm a estabilidade do barco em caso de pane.

Há também mais segurança porque há mais 'redundância'. Ou seja, cada barco tem de três a quatro motores e não necessita de todos simultaneamente para gerar energia e se movimentar.

A operação no pré-sal exige maior segurança já que os campos estão mais distantes da costa, a 300 km, em média.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/

Nenhum comentário: