sábado, fevereiro 05, 2011

Rodada de Negócios abre oportunidades para MPE da cadeia de Petróleo e Gás




Com a presença de mais de 100 empresários, a 1ª Rodada de Negócios entre as Redes Petro do Rio de Janeiro – Bacia de Campos, Duque de Caxias, Leste Fluminense e Rio, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da cidade. O encontro é resultado do Termo de Cooperação assinado em setembro entre as quatro Redes, durante a Rio Oil & Gas. Na ocasião, também houve painéis sobre os temas Parcerias e Negócios entre Empresários, Programa Progredir da Petrobras e Compras Corporativas.

"Este ambiente é favorável, objetivo e competitivo para a troca de informações, parcerias e negócios entre os integrantes. As Redes, cada vez mais, representam um dos atores importantes do setor", definiu o gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae no Rio de Janeiro, Renato Regazzi.

Para a empresária, Adriana Barros, da Fábrica de Aparelhos de Precisão (FAP), a entrada na Rede Petro Rio foi uma decisão estratégica. "Estávamos perdendo visibilidade. Ao fazer parte do grupo, ganhamos mais espaço e oportunidades", considerou. Diversificação do portfólio, fortalecimento da empresa e maior acesso às novas possibilidades foram algumas das vantagens apontadas por Marcos Ferreira Martins, da M11 Consultoria. "Esta ação conjunta reduz a vulnerabilidade porque evita a concentração de negócios apenas em grandes empresas", observou Marcos.

"A Rede Petro reforça a atuação conjunta e quem está no jogo de forma eficiente tem que se preparar para as exigências. A demanda vai durar mais de uma década, o que dá outro tipo de perspectiva para quem vai investir", avaliou o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Alfredo Renault.

Programa Progredir

No painel apresentado pelo gerente geral de Projetos Especiais e Finanças da Petrobras, João Carlos Medeiros Ferraz, os empresários conheceram os detalhes do Programa Progredir. Trata-se de um instrumento que busca facilitar a oferta de crédito em volume e condições que favoreçam a ampliação da base e o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da empresa. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com seis dos maiores bancos de varejo em operação no País.

A proposta do Programa Progredir é promover o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da empresa. Uma pesquisa realizada junto aos bancos detectou que a dificuldade de apresentar garantias, a falta de informações confiáveis, ambiente sistematizado e padronizado e informação sobre a qualidade de performance das empresas são algumas das razões que dificultam o acesso ao crédito.

Para superar esta percepção negativa, o programa vai permitir o acesso restrito às informações cadastrais, financeiras e os contratos fechados com a Petrobras. Dessa forma, a empresa pode pedir financiamento de até 50% do valor dos serviços já acertados. Os outros 50% serão destinados ao nível abaixo da cadeia de fornecedores e assim sucessivamente, gerando um efeito cascata. "A qualidade das informações ajuda quem precisa e quem quer oferecer crédito", afirmou o gerente da Petrobras.

A estimativa é que o portal do Programa Progredir, em fase de testes até o final de março, possa atender toda a rede de fornecedores em dois anos.

Fonte: Administradores - Regina Mamede

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