sábado, fevereiro 05, 2011

AS FUNÇÕES DO FLUIDO DE PERFURAÇÃO


A utilização de um fluido é essencial na perfuração de um poço. O sucesso da operação depende da composição e das propriedades do fluido escolhido que pode exercer diversas funções como carrear o material cortado pela broca e transportá-lo para a superfície através do espaço anular do poço e resfriar e limpar a broca.

Além disso, o fluido ainda serve para reduzir a fricção entre o colar da coluna de perfuração e as paredes do poço; manter a estabilidade da seção do poço não revestida; controlar a pressão para evitar a entrada de fluxos de óleo, gás ou água proveniente das rochas perfuradas e formar uma torta (reboco) pouco espessa, de baixa permeabilidade que sele os poros e outras aberturas na formação penetrada pela broca.

Finalmente, o uso de fluido na perfuração ajuda na coleta e interpretação de informações disponíveis a partir de amostras de calha, testemunho de sondagem e perfis elétricos e promove o efeito de flutuação. A tubulação de um poço imerso no fluido tem seu peso reduzido devido ao empuxo reduzindo a tensão no mecanismo de perfuração.

O fluido de perfuração é bombeado para dentro do poço através da tubulação central. Ao sair, sob pressão, no final do tubo, o fluido arrasta os detritos de rocha e retorna à superfície pelo espaço anular entre a tubulação e as paredes do poço. O fluido deve circular a uma velocidade maior do que a velocidade de sedimentação das partículas removidas, a fim de que os resíduos possam chegar à superfície.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: