segunda-feira, janeiro 10, 2011

Polo naval será reformulado


O governo de Pernambuco está tentando reposicionar o polo naval de Suape. Depois de assinar protocolos de intenção com seis empreendimentos (Alusa/Galvão, Promar, Schahin/Tomé, Construcap/Orteng, STX Europe e MPG Shipyard), o momento é de filtrar os que realmente vão bater o martelo e garantir as condições para a consolidação do cluster. A expectativa é que na segunda quinzena deste mês mais um protocolo seja assinado, dessa vez com um consórcio espanhol interessado em erguer um estaleiro de reparo naval.

Da lista dos estaleiros anunciados, dois (Schahin/Tomé e Alusa/Galvão) trocaram Pernambuco pelo Rio de Janeiro. Dos estrangeiros, os portugueses do MPG Shipyard não procuraram mais pelo governo do Estado para avançar nas negociações e os coreanos da STX Europe foram desclassificados na licitação das sondas da Petrobras (condição para se instalar em Suape).

“Nosso interesse é consolidar o polo naval e atrair as empresas que vão adensar a cadeia produtiva. A ideia é ter um cluster com empreendimentos para navios de grande porte (Atlântico Sul e Promar), unidade de fabricação de módulos e plataformas (Construcap/Orteng) e estaleiro de reparação naval”, destaca o presidente do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig.

No próximo dia 14 será realizada uma audiência pública para discutir o EIA-Rima do Promar, que deverá iniciar as obras assim que obtiver a licença de instalação. O consórcio Construcap/Orteng também está dependendo da licença para iniciar a construção, prevista para junho. Leimig lembra que para garantir a chegada dos estaleiros serão necessários pesados investimentos em infraestrutura.

TRANSPETRO

A Transpetro reabriu a licitação para contratar oito navios de transporte de derivados de petróleo, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Cinco empresas nacionais e 11 internacionais foram convidadas para participar da disputa, mas a estatal informou que não pode divulgar os nomes dos candidatos, pelo menos nessa primeira etapa da licitação. A primeira licitação foi iniciada no ano passado, mas foi cancelada porque a Transpetro e os estaleiros (Mauá e Rio Nave) não conseguiram entrar em acordo na questão dos preços.

Para essa nova licitação, os convites foram entregues no último dia 23 e o prazo de entrega das propostas está previsto para 23 de fevereiro. Será realizada uma análise técnica e comercial das propostas encaminhadas à Transpetro, que espera concluir o processo licitatório até o final do primeiro semestre. Com mais esse pacote, a estatal encerra a contratação dos 49 navios do Promef. Pernambuco concentra 61,2% da encomenda total das embarcações. Dos 49 navios que serão contratados, 22 serão construídos pelo Estaleiro Atlântico Sul e oito pelo Promar.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário: