domingo, dezembro 05, 2010

Tecnologia tubular expansível


Desafios
Dois desafios que enfrentam a indústria do óleo & do gás estão alcançando os reservatórios novos que atualmente não podem ser alcançados economicamente e produção rentável mantendo de produzir uns campos mais velhos. A tecnologia tubular expansível é considerada uma das tecnologias as mais revolucionárias que beneficiarão a indústria do óleo e do gás dentro dos últimos 10 anos. O desenvolvimento desta tecnologia foi iniciado pela necessidade da indústria reduzir-se perfurar custos, aumenta a produção de poços confinados tubulação e permitir operadores de alcançar os reservatórios que não poderiam de outra maneira ser alcançados economicamente. As aplicações encaixotando expandidas concentram em reduzir o perfil telescópico de projetos bons com um processo da expansão do tubo do downhole. Umas aplicações mais largas da tecnologia existem por exemplo água fechada fora, e reparos da embalagem em poços velhos.


Encurtando bem o projeto
Para compreender o valor potencial enorme da obrigação tubular expansível da tecnologia uma compreenda primeiramente o conceito de encurtar bem o projeto e os confinamentes que coloca em perfurar convencional.

Durante os estágios de planeamento, uma das considerações preliminares de que o coordenador bom faz exame no cliente está a uma densidade (ou a um “peso”) do líquido perfurando. Deve ser pesado bastante suprimir todos os líquidos exercidos pressão sobre contidos pela rocha (assim evitando um blowout), e ilumina bastantes para evitar de quebrar abaixo a rocha própria. Ambos os parâmetros aumentam geralmente com profundidade, e críam uma janela entre que a densidade fluida perfurando é segura. Entretanto, a densidade da lama requerida para suprimir as pressões fluidas em 9000 ' quebraria geralmente abaixo a formação mais mais acima do bem em 1000 '. Conseqüentemente, o poço é seções dentro perfuradas funcionando cordas da embalagem para cobrir as escalas da profundidade entre que as densidades requeridas da lama são apropriadas para a escala inteira. Entretanto, cada bocado deve ser menor do que a corda precedente da embalagem, que por sua vez tem que ser menor do que o furo precedente.

Esta exigência do projeto bom cría um poço onde cada seção do furo seja ever-decreasing no diâmetro. A única maneira convencional combater este efeito é começar com um furo enorme no superior (às vezes 30 ") a fim funcionar cinco cordas encaixotando e terminá-las ainda acima com " o furo uns 6 no reservatório alvejado. E isto projeto bom sae de pouco quarto para o erro: se os perfuradores forem forçados a funcionar uma corda da embalagem no cliente de formação inesperada exerce pressão sobre então a formação do alvo pode ser impossível alcançar. Assim há uma cenoura enorme em um sistema da embalagem que perca - ou possivelmente No. - o diâmetro mínimo ao ainda isolar uma seção inteira. Muitos sistemas atuais têm o alvo de produzir um monobore bem, isto é, bem com um único diâmetro do alto ao fundo. Mas o os poços rasos enlatam perfurado com diâmetro uniforme.


Tecnologia
Para reduzir a perda do diâmetro cada vez que uma corda ou um forro novo da embalagem são ajustados, um processo da trabalho a frio foi desenvolvido por meio de que a embalagem ou o forro podem ser expandidos por até 20% no diâmetro após ser para baixo-furo funcionado.

Para esta finalidade, uma ferramenta da expansão que exceda o diâmetro interno do tubo pela quantidade requerida de expansão é forçada através da tubulação. Isto é feito ou hidraulicamente, aplicando a pressão da lama, ou mecanicamente, puxando ferramenta cónica \ afilada da expansão. A expansão necessita ser de confiança, ao expandir diversos abaixo da superfície. Isto pode ser de 30ft - 6,000ft no comprimento


Aplicações
As aplicações podem ser grupos em duas categorias principais - furo encaixotado e abrir o furo. O trabalho encaixotado do furo realiza-se principalmente para baixo durante o trabalho excedente ou a fase da conclusão de um poço. Os produtos abertos do furo são usados durante o período perfurando de um poço.

Os produtos desenvolvidos e hoje disponível no trabalho encaixotado do furo são o gancho expansível do forro e o furo encaixotado clad. O gancho expansível do forro é bàsicamente uma evolução de equipamento existente usada atualmente na indústria de óleo, em um produto com furo direto melhor e na confiabilidade mais elevada envisaged. O furo do caso clad fornece um remendo da embalagem através de uma seção danificada da embalagem, ou ao fim fora de embalagem previamente perfurada. Este produto tem duas vantagens principais - perda direta mínima do furo [bàsicamente duas vezes a espessura de parede de tubular que está sendo expandido] e desempenho de alta pressão da integridade.

As aplicações abertas do furo são onde a tecnologia expansível traz vantagens reais ao operador. Atualmente os produtos disponíveis são forro aberto do furo e abrem clads do furo.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: