domingo, dezembro 05, 2010

Tubulação de broca Wired


Diversas companhias de serviço do oilfield estão desenvolvendo atualmente sistemas wired da tubulação de broca. Estes sistemas usam os fios elétricos construídos em cada componente do drillstring, que carregam sinais elétricos diretamente à superfície. Estes sistemas prometem às ordens das taxas da transmissão de dados de valor mais grandes então qualquer coisa possível com pulso da lama ou telemetria eletrônica do pulso, ambos da ferramenta do downhole à superfície, e da superfície à ferramenta do downhole. O IntelliServ [2] a rede wired da tubulação, taxas de dados oferecendo para cima de 56.000 bocados por o segundo, tornou-se comercial em 2006. Os representantes de BP América, de StatoilHydro, de INTEQ, e de Schlumberger apresentaram três histórias do sucesso usando este sistema, onshore e offshore, no março, uma conferência perfurando de 2008 SPE/IADC em Orlando, Florida[3].


Ferramentas Retrievable
As ferramentas de MWD podem semi-permanently ser montadas em um colar de broca (somente removível em facilidades prestando serviços de manutenção), ou podem ser self-contained e wireline retrievable.

Ferramentas Retrievable, sabidas às vezes como Ferramentas Slim, pode ser recuperado e usar-se substituído wireline though a corda da broca. Isto permite geralmente a ferramenta seja substituída muito mais rapidamente em caso da falha, e permite que a ferramenta seja recuperada se drillstring se tornar furado. As ferramentas Retrievable devem estar muito menores, geralmente aproximadamente 2 polegadas ou menos no diâmetro, embora seu comprimento pode ser 20 pés ou mais. O tamanho pequeno é necessário para a ferramenta para caber com drillstring, entretanto, limita também as potencialidades da ferramenta. Por exemplo, as ferramentas slim não são capazes de emitir dados nas mesmas taxas que ferramentas montadas colar, e são limitadas também mais em sua abilidade de comunicar-se com e fornecer o poder elétrico a outras ferramentas de LWD.

ferramentas Colar-montadas, sabidas também como Ferramentas gordas, não pode geralmente ser removido de seu colar de broca no wellsite. Se a ferramenta falhar, drillstring inteiro deve ser puxado fora do furo para substitui-lo. Entretanto, sem a necessidade caber com drillstring, a ferramenta pode ser maior e mais capaz.

A abilidade de recuperar a ferramenta através do wireline é frequentemente útil. Por exemplo, se drillstring se tornar furado no furo, a seguir recuperar a ferramenta através do wireline conservará uma quantidade substancial de dinheiro comparada a deixá-la no furo com a parcela furada do drillstring. Entretanto, há algumas limitações no processo.


Limitações
Recuperar uma ferramenta que usa o wireline não é necessariamente mais rápida do que puxando a ferramenta fora do furo. Por exemplo, se a ferramenta falhar em 1.500 ft (460 m) ao perfurar com um equipamento se triplicar (capaz de tropeçar 3 junções da tubulação, ou pés de aproximadamente 90 ft (30 m), em um momento), a seguir ele seja geralmente mais rápido puxar a ferramenta fora do furo então que seria equipar acima do wireline e recuperar a ferramenta, especialmente se a unidade do wireline dever ser transportada ao equipamento.

Os retrievals do Wireline introduzem também o risco adicional. Se a ferramenta se tornar destacada do wireline, a seguir cairá para trás para tragar drillstring. Isto causará geralmente os danos severos à ferramenta e aos componentes drillstring em que assentam, e requererá drillstring a ser puxado fora do furo para substituir os componentes falhados, assim tendo por resultado um custo total mais grande que puxa então fora do furo no primeiro lugar. A engrenagem do wireline pôde também não tranca na ferramenta, ou no exemplo de uma falha severa, pôde trazer somente uma parcela da ferramenta à superfície. Isto requereria drillstring a ser puxado fora do furo para substituir os componentes falhados, assim fazendo à operação do wireline um desperdício do tempo.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: