domingo, dezembro 05, 2010

Registros elétricos


Em 1928, Irmãos de Schlumberger em France desenvolvido o workhorse de toda a avaliação da formação dirige: o registro elétrico. Os registros elétricos foram melhorados a um grau elevado de precisão e de sophistication desde esse tempo, mas o princípio básico não mudou. As formações as mais subterrâneas contêm a água, frequentemente água de sal, no seu pores. A resistência à corrente elétrica da formação-rocha total e líquido-em torno do borehole é a soma das proporções volumetric de grões minerais e do espaço de pore water-filled condutor. Se os pores forem enchidos parcialmente com o gás ou óleo, que são resistente à passagem da corrente elétrica, a resistência maioria da formação é mais elevada do que para pores enchidos água. Para a causa de uma comparação conveniente da medida à medida, registrar elétrico dirige a medida a resistência de um medidor cúbico da formação. Esta medida é chamada resistivity.

As ferramentas registrando do resistivity moderno caem em duas categorias, Laterolog e indução, com vários nomes comerciais, dependendo da companhia que fornece os serviços registrando.

As ferramentas de Laterolog emitem uma corrente elétrica de um elétrodo no sonde diretamente na formação. Os elétrodos do retorno são posicionados na superfície ou no sonde próprio. As disposições complexas dos elétrodos no sonde (elétrodos do protetor) focalizam a corrente na formação e impedem que as linhas atuais ventilem para fora ou fluam diretamente ao elétrodo do retorno através do líquido do borehole. A maioria de ferramentas variam a tensão no elétrodo principal a fim manter uma intensidade atual constante. Esta tensão é conseqüentemente proporcional ao resistivity da formação. Porque a corrente deve fluir do sonde à formação, estas ferramentas trabalham somente com líquido condutor do borehole. Realmente, desde que o resistivity da lama é medido em série com o resistivity da formação, as ferramentas do laterolog dão os mais melhores resultados quando o resistivity da lama é baixo com respeito ao resistivity da formação, isto é, na lama salty.

Os registros da indução usam uma bobina elétrica no sonde gerar um laço atual alterno na formação pela indução. Este é o mesmo princípio físico que é usado em transformadores elétricos. O laço atual alterno, por sua vez, induz uma corrente em uma bobina de recepção situada em outra parte no sonde. A quantidade de corrente na bobina de recepção é proporcional à intensidade do laço atual, daqui ao conductivity (recíproco do resistivity) da formação. As bobinas transmissoras e de recepções múltiplas são usadas focalizar radial (profundidade da investigação) e axialmente laços atuais da formação (definição vertical). Até os 80's atrasados, o workhorse de registrar da indução foi o sonde 6FF40 que é composto de seis bobinas com um afastamento nominal de 40 polegadas. Desde todos os 90's as companhias registrando principais usam ferramentas so-called da indução da disposição. Estes compreendem uma única bobina transmissora e um grande número bobinas de recepção. Focalizar radial e axial é executado pelo software melhor que pela disposição física das bobinas. Desde que a corrente da formação flui em laços circulares em torno da ferramenta registrando, o resistivity da lama é medido na paralela com resistivity da formação. As ferramentas da indução dão conseqüentemente os mais melhores resultados quando o resistivity da lama é elevado com respeito ao resistivity da formação, isto é, lama fresca ou líquido non-conductive. Na lama da óleo-base, que é non condutora, registrar da indução é a única opção disponível.

Até os registros elétricos dos 1950s atrasados, os registros da lama e os registros da amostra compreenderam a maioria do armamentarium do oilman. As ferramentas registrando para medir a porosidade e a permeabilidade começaram a ser usadas naquele tempo. O primeiro era o microlog. Este era um registro elétrico diminuto com dois jogos dos elétrodos. Um mediu o resistivity da formação aproximadamente 1/2 " profundamente e o outro aproximadamente 1 " - 2 " profundamente. A finalidade desta medida seemingly pointless era detectar a permeabilidade. As seções Permeable de uma parede do borehole desenvolvem uma camada grossa de mudcake durante perfurar. Os líquidos da lama, chamados filtrate, embebem na formação, deixando os sólidos da lama atrás a - sele idealmente a parede e pare o filtrate “invasão” ou embeber. O elétrodo curto da profundidade do microlog vê o mudcake em seções permeable. O 1 mais profundo " elétrodo vê a formação invadida filtrate. Em seções nonpermeable ambas as ferramentas lêem igualmente e os traços caem no alto de se no registro stripchart. Em seções permeable separam.

Também os registros de medição em 1950s da porosidade atrasada eram desenvolvidos. Os dois tipos principais são: registros nucleares da porosidade e registros sonic.

Fonte: http://www.worldlingo.com

Nenhum comentário: