quinta-feira, julho 22, 2010

BP usa photoshop em fotos de vazamento


A British Petroleum admitiu ter alterado imagens de seu centro de controle de vazamento no Golfo do México.

A denúncia foi feita pelo blog AmericaBlog e confirmada pelo Washington Post e pela BBC.
A imagem que ficou o fim de semana todo online mostrava os trabalhadores em frente a grandes telas com as imagens subaquáticas do poço danificado.
No entanto, conforme o post no American Blog mostrou, havia diversos sinais claros e primários de que as imagens foram alteradas (veja ela em alta aqui ). Margens brancas, recortes mal feitos e luzes estranhas deixavam claro que a foto mostrando o sistema de monitoramento subaquático havia sido alterada
Após a denúncia, a foto foi substituída pelo o que a BP alega ser a original: uma que mostra alguns dos televisores em branco. Vale ressaltar que, após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, em 20 de abril, a BP vinha lutando para conter o vazamento. Na semana passada, pela primeira vez, a empresa anunciou que conseguiu colocar um sino provisório de contenção – o que fez com que o óleo parasse de jorrar.
Ao WP, o porta-voz da BP Scott Dean disse que as telas estavam em branco na imagem original e que o programa Photoshop foi usado para inserir imagens. Em um e-mail, Dean escreveu que “Não há nada sinistro na alteração das fotos (…) o fotógrafo a serviço da empresa inseriu três imagens em pontos nos quais as telas de vídeo estavam brancas”.
A empresa afirmou ainda que normalmente usa apenas Photoshop para correção de cor e corte e que, neste caso, imagens foram colocadas em telas que não estavam mostrando vídeos no momento. A justificativa seria a de que sempre há um ou dois veículos de observação subaquática que estão na superfície para algum tipo de manutenção – o que os impediria de enviar imagens.
A imagem foi substituída no site da BP pela original, mas John Aravosis, no blog AmericanBlog, levantou mais algumas suspeitas। Primeiro, ele questiona se um fotógrafo profissional faria um trabalho tão mal-acabado lidando com o Photoshop. O segundo ponto é que, nos meta dados da foto, a data está marcada como 6 de março de 2001 (fato comprovado pela INFO, como visto na imagem abaixo. Aliás, fomos checar e este modelo de câmera usado na foto foi lançado em 2007).

Nenhum comentário: