quinta-feira, julho 22, 2010

ET usaria espécie de Twitter, diz cientista


SÃO PAULO - Dupla de pesquisadores desenvolve tese de que, se a vida alienígena existir, ela estaria tentando se comunicar conosco por meio de uma espécie de Twitter galáctico.

Isso significa que a forma como nós buscamos seus sinais está errada – e que seria necessário reajustar equipamentos de detecção.
Há décadas a humanidade vem tentando encontrar evidências de vida inteligente no espaço; o Instituto SETI, na Califórnia, é um ícone e principal pesquisador da área. E é justamente desta famosa instituição que a dupla de pesquisadores vem discordando...
O astrofísico da Universidade da Califórnia Irvine, Gregory Benford, e seu irmão gêmeo James, que é físico, afirmam que os ETs estariam mais propensos a enviar mensagens curtas e direcionadas, o que significa que não adianta buscar por sinais contínuos, espalhados em todas as direções – como faz o SETI.
Em dois trabalhos ( aqui e aqui) na edição de junho da revista Astrobiology, eles examinam a perspectiva de uma civilização enviar sinais ao espaço do ponto de vista “econômico”.
Eles escrevem que, qualquer que seja a forma de vida, a evolução determina a economia de recursos – e transmitir custa caro, especialmente quando se trata de sinais enviados através de muitos anos-luz. Assumindo que uma civilização alienígena gostaria de otimizar custos e tornar sua comunicação mais eficiente, os Benfords propõem que estes sinais não seriam continuamente transmitidos em todas as direções, mas seria pulsados, direcionados e transmitidos em uma freqüência entre um e 10 gigahertz.
Essa abordagem, segundo eles, é similar ao Twitter. Esse conceito de mensagens curtas e direcionadas, chamados de "Benford beacons" pode significar que o SETI esteja focando no tipo errado de sinais e buscando nos lugares errados. A tese sugere que a organização ajuste seus receptores para maximizar sua habilidade de detectar outras transmissões.
Ao invés de apontar suas antenas para estrelas próximas, a organização deveria apontar para o centro da Via Láctea, aonde 90% das estrelas vivem em aglomerados. A maioria delas também é um bilhão de anos mais velha do que o Sol, o que sugere uma possibilidade maior de contato com uma civilização mais avançada.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: