SÃO PAULO - Funcionário da BP disse em entrevista que avisou a empresa sobre um vazamento no equipamento de segurança da plataforma que explodiu no Golfo do México.
Tyrone Benton afirmou que, semanas antes do acidente com a Deepwater Horizon, ele descobriu um problema na câmara de controle do Blow Out Preventer (BOP) – equipamento que serve justamente para evitar os vazamentos como o que atualmente contamina todo o Golfo.
Segundo análises, foi exatamente o BOP que falhou na explosão da plataforma.
À BBC, o funcionário disse que seu supervisor enviou um e-mail relatando a descoberta para a BP e para a Transocean, a proprietária da plataforma. A decisão dos responsáveis pela plataforma foi a de simplesmente desligar o aparelho e ativar um segundo equipamento de segurança, ao invés de consertá-lo.
Benton disse que seria necessário interromper a perfuração para consertar a unidade problemática – o que poderia causar enormes prejuízos, uma vez que o custo diário de operação da Deepwater Horizon é de US$ 500 mil. À BBC, o funcionário afirmou ainda que não sabe se a câmara que apresentou vazamento voltou a ser ligada antes do acidente ou não.
A plataforma que explodiu no dia 20 de abril causou a morte de 11 funcionários da BP e, desde então, vem derramando mais de 800 mil litros de petróleo por dia no mar.
Fonte: http://info.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário