segunda-feira, junho 14, 2010

Cápsula volta à Terra após visitar asteróide


Ilustração mostra a nave no asteróide Itokawa


SÃO PAULO – Com três anos de atraso, cápsula japonesa que deve conter as primeiras amostras retiradas de um asteróide volta à Terra.

A Hayabusa entrou hoje na atmosfera, criando uma bola de fogo no céu do deserto australiano.
A missão japonesa foi lançada em 2003 com o objetivo que colher amostrar do asteróide Itokawa. Ela passaria três meses na rocha especial de 500 metros de comprimento em 2005 e deveria ter voltado à Terra em 2007.

Uma sucessão de problemas atrasou seu retorno - um deles inclusive, no mecanismo que deveria pegar amostras do asteróide. Por isso, apesar do otimismo da JAXA, a Agência Espacial Japonesa, ainda há incertezas de que ela conseguiu realmente colher materiais do Itokawa.

Na chegada à Terra, a nave principal foi destruída, mas a cápsula contendo as amostras possui proteção especial anti-calor e um para-quedas que a permitiram pousar em segurança após ser ejetada a 200 km de altitude. As temperaturas durante a aterrissagem chegaram a 3000º C.

Antes de ser transferida para o Japão, a cápsula passa por um protocolo de esterilização, o que evitaria que quaisquer materiais dentro dela sofressem interferência de agentes terrestres.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: