segunda-feira, junho 14, 2010

Terremotos atingem Oceano Índico e Japão

SÃO PAULO – Dois tremores atingiram hoje o Oceano Índico e o Japão – mas após alertas iniciais de tsunami, autoridades acreditam que não haverá outros incidentes.


Um terremoto de 7,5 graus foi registrado próximo às ilhas indianas de Nicobar, e não há relatos de vítimas ou prejuízos. O epicentro ocorreu a uma profundidade de 34 quilômetros, 155 quilômetros a oeste da ilha de Misha.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, no Havaí, reviu um alerta inicial de tsunami que havia sido emitido para as regiões do Oceano Índico, como Índia, Sri Lanka, Myanmar, Tailândia e Malásia. O novo alerta afirma que tsunamis podem afetar costas num raio de 100 quilômetros do epicentro do terremoto.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) também reduziu a área de atenção apenas para a Índia. O Sri Lanka chegou a emitir um alerta local, mas ele foi removido.

Toda a região passou por fortes tremores há pouco tempo. Um terremoto de magnitude 9,15 com epicentro na costa de Sumatra disparou um tsunami que matou mais de 220 mil pessoas no Oceano Índico.

O segundo tremor registrado hoje foi no Japão. De magnitude 6.2, ele atingiu o norte do país e afetou Tóquio.

O epicentro ocorreu a 40 quilômetros de profundidade no oceano, na costa leste da principal ilha japonesa (Honshu), a cerca de 240 quilômetros de Tóquio. No entanto, não houve estragos ou mortos, e nenhum alerta de tsunami foi emitido.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: