quarta-feira, março 24, 2010

Espaçonave comercial faz 1º teste de voo


Os testes de voo com a nave devem durar até 2011 e as operações comerciais começam em 2012.


Uma espaçonave suborbital da aspirante à operadora de turismo espacial Virgin Galatic fez um primeiro teste de voo sobre os céus do deserto de Mojave, na Califórnia.

A nave, com capacidade para seis passageiros, chamada de VSS Enterprise, permaneceu presa ao avião que a transportou durante o voo de duas horas e 54 minutos.
A Virgin Galatic, uma aposta do Virgin Group, do bilionário britânico Richard Branson, já recebeu cerca de 45 milhões de dólares em depósitos e tarifas de mais de 330 aspirantes a astronauta. Cada um vai pagou 200 mil dólares para vivenciar a experiência de um voo suborbital.

A Enterprise foi projetada e construída por Burt Rutan, fundador da Scaled Composites, uma subsidiária do grupo Northrop Grumman.

"Ver a VSS Enterprise voando pela primeira vez torna real a beleza e a inovação dos veículos criados por Burt e sua equipe para nós", afirmou Branson em comunicado.

Os testes de voo com a nave devem durar até 2011 e as operações comerciais começam em 2012.

A Enterprise foi baseada em um protótipo de nave suborbital conhecido como SpaceShipOne, que venceu um prêmio de 10 milhões de dólares em 2004 por ter sido a primeira nave financiada com recursos privados a fazer voos espaciais tripulados. A nave está agora exposta no Museu Aéreo e Espacial Smithsonian.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: