quarta-feira, janeiro 06, 2010

Barata inspira criação de robô corredor


Estabilidade das baratas ao correr atrai engenheiros

Baratas são a nova inspiração para os engenheiros da Oregon State University, nos EUA, que pretendem criar robôs capazes de correr sobre qualquer terreno.
As últimas descobertas da equipe foram publicadas em um artigo no jornal “Bioinspiração e Biomimética”, que mostra como os animais usam as pernas para gerenciar a energia e como isso é importante para a estabilidade de corrida no projeto.
“Humanos podem correr, mas nossa capacidade não é nada se comparada ao que os insetos e outros animais podem fazer”, afirma John Schmitt, professor da escola de mecânica da universidade. “Baratas são incríveis. Elas podem correr, se mover facilmente sobre terreno acidentado e ainda reagir a perturbações de uma maneira mais rápida do que um impulso nervo pode viajar”, disse.
Ele afirma que a barata age por reflexo muscular direto, sem a necessidade de pensar. Esse é o efeito que os engenheiros querem reproduzir em suas criações. Outro ponto importante do estudo é a preocupação com o consumo de energia e capacidade de processamento dos robôs atuais, que os tornam ineficientes.
Se o projeto for um sucesso, Schmitt acredita que os novos robôs corredores poderão atuar em tarefas difíceis, como operações militares e exploração espacial, por exemplo.
Outra vantagem destacada é a possibilidade de aplicar a tecnologia à medicina, na área prostética, para aumentar a eficiência de membros artificiais.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: