sexta-feira, dezembro 03, 2010

Shell venderá participação na australiana Woodside


SYDNEY - A britânica Royal Dutch Shell concordou em vender cerca de um terço de sua participação na Woodside Petroleum por 3,31 bilhões de dólares australianos (US$ 3,34 bilhões). Atualmente, a Shell controla 34,27% da segunda maior produtora de petróleo e gás da Austrália. Nove anos depois de sua oferta para comprar inteiramente a Woodside ser bloqueada por congressistas, a Shell disse que está vendendo 10% da empresa a investidores.


Duas pessoas próximas ao assunto afirmaram que a venda é uma colocação institucional a vários investidores que será conduzida durante o pregão australiano. Cerca de 78,34 milhões de ações da companhia australiana estão sendo vendidas pelo UBS por 42,23 dólares australianos cada uma - um desconto de 7,9% em relação ao preço de fechamento de hoje, na Austrália, de 45,86 dólares australianos.

O executivo-chefe da Shell, Peter Voser, não informou detalhes das intenções da companhia com relação ao restante de sua participação na Woodside. Segundo ele, a Shell está ansiosa para trabalhar com a Woodside em projetos de crescimento nos quais são parceiras. "No entanto, com o recente progresso da carteira da Shell na Austrália, nosso foco mundial para simplificar a companhia e para aperfeiçoar nossa eficiência de capital, nós vamos cada vez mais concentrar nossos investimentos na Austrália por meio de participações diretas em ativos e joint ventures (associações), em vez de fatias indiretas", afirmou o executivo.

Há algum tempo a Woodside tem sido considerada pelos analistas como um potencial alvo de compra por parte da BHP Billiton, que teve sua oferta de US$ 38,6 bilhões pela Potash bloqueada por órgãos reguladores do Canadá. As informações são da Dow Jones.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/

Nenhum comentário: