sábado, dezembro 04, 2010

Refinaria de Manaus poderá ampliar volume de produção


RIO - O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que há capacidade para aumentar o volume da produção da refinaria de petróleo de Manaus (Reman), num breve futuro, não somente por conta do aumento a produção em Urucu, mas também pelas descobertas que ele espera que ocorram na região.

"Nós acabamos de anunciar o resultado de um teste de longa duração que demonstra elevada produtividade para este tipo perfuração, com elevada qualidade de óleo", ressaltou em sua apresentação durante cerimônia que marca o início da geração de energia elétrica com gás natural na Região Norte, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

As Usinas Termelétricas (UTEs) Tambaqui (95 megawatts), Jaraqui (76 MW) e Manauara (85 MW), localizadas em Manaus, integram o parque termelétrico da Petrobras e estão iniciando a operação com gás natural. A capacidade instalada dessas três usinas, para operar com gás natural, é de 256 MW. Ele fez alusão direta ao anúncio feito hoje do TLD em Tefé (AM), município distante 630 km de Manaus e 32 km da Província Petrolífera de Urucu.

Gabrielli ressaltou que com a inauguração de hoje, a Petrobras está "cumprindo o que o presidente Lula mandou um ano atrás". "O senhor disse que queria as térmicas da Petrobras operando com gás aqui no Amazonas um ano atrás e hoje estamos cumprindo exatamente a ordem que o senhor nos deu", disse dirigindo-se a Lula. Gabrielli ainda comentou que a cerimônia de hoje começa uma nova era, de viabilizar a produção de energia elétrica com combustível "muito mais amigo e com impacto menor para o meio ambiente".

Fonte: http://www.estadao.com.br/

Nenhum comentário: