segunda-feira, dezembro 06, 2010

Retirar o núcleo


O one-way para começar umas amostras mais detalhadas de uma formação é retirando o núcleo. Duas técnicas usadas geralmente no presente. O primeiro é “o núcleo inteiro”, um cilindro da rocha, geralmente aproximadamente 3” a 4” no diâmetro e até 50 pés a 60 pés long. É cortado com do “um tambor núcleo”, uma tubulação oca derrubada com diamante ring-shaped um bocado microplaqueta-studded que possa cortar um plugue e o trazer à superfície. Frequentemente o plugue quebra ao perfurar, geralmente nos xistos ou as fraturas e os atolamentos do tambor do núcleo, moendo lentamente as rochas na frente dele ao pó. Isto sinaliza o perfurador a dá acima em começar um núcleo cheio do comprimento e puxar para cima a tubulação.

Fazer exame de um núcleo cheio é uma operação cara que geralmente os batentes ou retardem perfurando no mínimo a parte melhor de um dia. Um núcleo cheio pode ser invaluable para uma avaliação mais atrasada do reservatório. Uma vez que uma seção do poço foi perfurada, não há, naturalmente, nenhuma maneira retirar o núcleo d sem perfurar outro bem.

O outro, mais barato, técnica para obter amostras da formação é “Sidewall que retira o núcleo”. Neste método, retirar o núcleo de aço do cilindro-um injetor-tem as balas de aço do oco-ponto montadas ao longo de seus lados e amarradas ao injetor por cabos de aço curtos. O injetor retirando o núcleo é abaixado ao fundo do intervalo do interesse e as balas estão ateadas fogo individualmente enquanto o injetor é puxado para cima o furo. Os cabos da amarração puxam idealmente as balas ocas e o plugue incluido da formação frouxamente e do injetor carrega-os à superfície. As vantagens desta técnica são custo baixo e a abilidade provar a formação depois que foi perfurada. As desvantagens são non-recuperação possível por causa das balas perdidas ou falhadas e uma incerteza ligeira sobre a profundidade da amostra. Os núcleos do Sidewall são disparados frequentemente “no funcionamento” sem parar em cada ponto do núcleo por causa do perigo de furar diferencial. A maioria de pessoal da companhia de serviço é hábil bastante minimizar este problema, mas pode ser significativo se a exatidão da profundidade for importante.

Um problema sério com núcleos é a mudança que se submetem enquanto são trazidos à superfície. Pôde-se parecer que os cortes e os núcleos são amostras muito diretas mas o problema é se a formação na profundidade produzirá o óleo ou o gás. Os núcleos do Sidewall são deformados e comprimidos e fraturados pelo impacto da bala. A maioria de núcleos cheios de toda a profundidade significativa expandem e fraturam enquanto são trazidos à superfície e removidos do tambor do núcleo. Ambos os tipos de núcleo podem ser invadidos ou mesmo nivelado pela lama, fazendo a avaliação de líquidos de formação difícil. O analista da formação tem que recordar que todas as ferramentas dão dados indiretos.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: