quarta-feira, novembro 17, 2010

Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente, Saúde.



Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, segurança, meio-ambiente e saúde – QSMS, aplicado em uma organização do ramo petrolífero, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2000, NBR ISO 14001:2004 e BSI OHSAS 18001:1999.
Como vantagens competitivas podem ser destacadas a oportunidade de manter-se em um mercado altamente competitivo, que cada vez mais exige a responsabilidade com o meio ambiente e com o seu entorno, responsabilidade com o bem estar de toda a sua força de trabalho, certificação da qualidade dos produtos por ela comercializados e os seus colaboradores, bem como o acesso às fontes de financiamentos. diferenciadasPalavras-chave: Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente, Saúde.
A gestão isolada dos sistemas de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, podem significar uma série de desvantagens para a organização nos mais variados níveis, podendo dar origem a um sistema de gestão demasiado complexo, confuso.
Além destes aspectos a manutenção isolada dos sistemas, representa custo, alocação de pessoal para atender os requisitos de cada sistema.
Um sistema integrando a Gestão da Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, uma vez implantado corretamente, minimiza e aperfeiçoa os processos e os componentes dos vários sistemas, criando um único sistema de gestão, centrando as atenções para um conjunto único de procedimentos, que associam as áreas de interesse.
A empresa analisada está situada na cidade de Canoas, Estado do Rio Grande do Sul e desempenha atividades de refino de derivados de petróleo e foi desenvolvida e definida a Política do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde (QSMS), visando fornecer aos clientes da organização produtos e serviços de qualidade, buscando a sua satisfação, atuando sempre de modo seguro, saudável e com responsabilidade ambiente.
A empresa declara que a sua Missão é “Fornecer produtos e serviços na indústria do refino do petróleo e de energia, atuando de forma rentável, sendo reconhecida pela qualidade, segurança e preservação do meio ambiente”.
Para subsidiar o cumprimento da sua Missão foram pautados os seguintes princípios:
1. A gerência é responsável direta pela Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde –
QSMS.
2. Todos os acidentes e incidentes e não-conformidades são evitáveis.
3. Todos na REFAP se comprometem a atender a legislação, as normas e os padrões de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
4. As auditorias e as ações preventivas, a investigação de todas as anomalias e o comprometimento com a melhoria contínua dos processos, é fundamental para a análise crítica e o aprimoramento do Sistema de Gestão Integrada de QSMS.
5. A gerência é responsável por conhecer todos os aspectos de QSMS no ambiente de trabalho.
6. A comunicação interna e externa com os clientes e demais partes interessadas e o treinamento e a capacitação dos trabalhadores são fundamentais para o sucesso em QSMS.
7. Trabalhar conforme os padrões de QSMS é condição de empregabilidade.
8. As pessoas são fatores críticos para o sucesso em QSMS.
9. A satisfação dos clientes, o desenvolvimento sustentável e prevenção da poluição, através do uso racional de recursos naturais e otimização do controle de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, são os focos de gerenciamento responsável na REFAP.
10. Estes princípios são também aplicados nas atividades fora do trabalho.

Fonte: DEMING (1990)

Nenhum comentário: