terça-feira, novembro 16, 2010

Conceitos Básicos sobre Petróleo e Gás


Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
O petróleo
(do latim petroleum, petrus, pedra e oleum, óleo, do Grego ./01234567 (petrelaion) óleo da pedra, do grego antigo .2014 (petra), pedra + 234567 (elaion) óleo de oliva, qualquer substância oleosa.), no sentido de óleo bruto, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).
Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria de hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio (N), oxigênio (O), compostos de enxofre (S) e íons metálicos, principalmente de níquel (Ni) e vanádio (V).
Quando a mistura de HC se apresenta no estado gasoso, recebe o nome de gás natural ou gás. Predominam os HC mais leves da série das parafinas, sendo o METANO o mais abundante e é exatamente por isso que a mistura se apresenta nesse estado físico.
Não existe uma teoria rigorosa sobre a formação, mas admite-se que a maior quantidade provém de um processo de transformação anaeróbia de sedimentos orgânicos sob condições favoráveis de pressão e temperatura ou diretamente do magma interno da Terra;
É extraído de “bolsas de gás”, jazidas naturais subterrâneas cobertas por estratos impermeáveis que impedem a sua saída para o exterior.
bbl: barril. Unidade de medida de volume, equivalente a 0,159 m3.
Bloco: parte de uma bacia sedimentar, formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfície poligonal definida pelas coordenadas geográficas de seus vértices, onde são desenvolvidas atividades de exploração ou produção de petróleo e gás natural.
Campo de Petróleo ou de Gás Natural: área produtora de petróleo ou gás natural, a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis, abrangendo instalações e equipamentos destinados à produção.
Exploração ou Pesquisa: conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural.
Hidrocarboneto: composto constituído apenas por carbono e hidrogênio. O petróleo e o gás natural são exemplos de hidrocarbonetos.
H2S: sulfeto de hidrogênio ou gás sulfídrico, gás incolor com odor característico, tóxico,
altamente inflamável e corrosivo. Pode estar presente tanto no petróleo e seus derivados,
como no gás natural.
Licitação de Blocos: processo competitivo com regras estabelecidas em edital, através do qual empresas previamente habilitadas disputam direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas pré-definidas (blocos).
Offshore: localizado ou operado no mar.
Refinaria: instalação industrial que manufatura produtos acabados a partir de petróleo, óleos inacabados, líquidos de gás natural, outros hidrocarbonetos e álcool.
Onshore: localizado ou operado em terra.
Reservas: recursos descobertos de petróleo e gás natural comercialmente recuperáveis a
partir de uma determinada data.
Reservatório: configuração geológica dotada de propriedades específicas, armazenadora de petróleo ou gás natural, associados ou não.
Reservas Provadas
É o volume de petróleo de reservatórios conhecidos que, pela análise dos dados de geologia
e de engenharia, pode ser estimado com razoável certeza de ser recuperável
comercialmente, sob condições econômicas, regulamentares e com métodos de operação
vigentes na época da avaliação.
No conceito da SEC (Security and Echange Comission) da Bolsa de Valores de Nova York, reservatórios provados são aqueles cuja produtividade é suportada por produção atual, ou teste de formação conclusivo. As reservas que podem produzir economicamente, através da aplicação de métodos de recuperação suplementar (como injeção de fluidos), são consideradas provadas quando testadas com sucesso por projeto piloto.
Reservas Não Provadas
É o volume de petróleo baseado em dados de Geologia e/ou Engenharia similares aos utilizados na estimativa das reservas provadas, porém com incertezas técnicas, econômicas ou governamentais que não permitem classificá-lo como provado.

Fonte: Curso Téc. em Petróleo e Gás CTEAD.

Nenhum comentário: