terça-feira, novembro 16, 2010

Combustão


Conversão da energia potencial de um combustível em energia térmica.
É uma reação de oxidação exotérmica entre duas substâncias ditas combustível e comburente.
De um modo geral a combustão se dá na fase gasosa o combustível líquido é evaporado previamente e a reação ocorre entre o vapor do liquido e o oxigênio misturados intimamente.
Nos combustíveis sólidos a combustão se da através da interface solido gás, devendo haver difusão do oxigênio através dos gases que envolvem o sólido para atingir a superfície do solido
em combustãओ.
É a reação química do oxigênio com materiais combustíveis em cujo processo se apresentam luz e rápida produção de calor. O que difere essa oxidação da oxidação “clássica”(ferrugem, alumina) é a velocidade que ela ocorre.
Objetivos:
Produção de Luz;
Produção de Calor;
Dependem das quantidades de combustível e comburente das reaçõएस.
Teoricamente completa
O oxigênio esta Estequiometricamente balanceado. O processo leva as substâncias combustíveis a sua forma mais oxidada. Todo o hidrogênio e carbono do combustível são oxidados a H2O e CO2.
Praticamente completa
Existe uma quantidade maior de oxigênio do que a Estequiometricamente necessária para oxidar o combustível
Incompleta:
A combustão incompleta é ineficiente, pode ser perigosa devido à produção do monóxido de carbono, e contribui para a poluição do ar.
Estequiometricamente o oxigênio é insuficiente para oxidar a reação, surgimento de grandes quantidades de fumos e produtos não completamente oxidados como o CO, aldeídos e cetonas. Ocorre quando um combustível não é oxidado completamente durante a combustão.
As circunstâncias que promovem a combustão incompleta incluem:
Insuficiência de ar e de mistura do combustível;
Suprimento insuficiente de ar para a chama;
Tempo de contato na chama insuficiente;
Choque entre a chama e uma superfície “fria”;
Temperatura da chama é demasiado “baixa”;
A combustão incompleta é ineficiente, pode ser perigosa devido à produção do monóxido de carbono, e contribui para a poluição do ar.

Fonte: Curso Téc. em Petróleo e Gás CTEAD.

Nenhum comentário: