sábado, agosto 07, 2010

´Micros precisam incorporar inovações´


BRASÍLIA - O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos, afirmou que as micros e pequenas empresas precisam incorporar inovações para poderem competir no mercado.


“Temos que incorporar nas micro e pequenas empresas as tecnologias e renovações em termos de gestão das grandes empresas”, disse hoje (3) durante o workshop Encadeamento Produtivo entre Grandes e Pequenas Empresas: Proposição de Políticas, realizado na sede do Sebrae em Brasília.
Segundo ele, as micros e pequenas empresas são responsáveis por 70% da força de trabalho, mas representam menos de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que revela a grande diferença no encadeamento produtivo no Brasil.

O intuito do evento é gerar propostas para a implementação de políticas públicas que aumentem a competitividade das micro e pequenas empresas em mercados globais.

O embaixador Rubens Ricupero, condutor dos debates, ressaltou que o sistema de produção não se restringe a um ambiente nacional.

“A produção é globalizada, por isso temos que melhorar a qualidade da oferta brasileira nesse mercado. Ainda precisamos adequar essas micro e pequenas empresas para que atendam às demandas internacionais", afirmou o embaixador.

A ideia do workshop é discutir, com empresários e representantes de diversas instituições públicas e privadas, como aumentar a inserção das micro e pequenas empresas nas cadeias produtivas lideradas por grandes grupos empresariais.

No encerramento das atividades serão apresentadas propostas de políticas públicas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), à Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a outras organizações relacionadas ao tema.

O workshop é promovido pelo Sebrae, em parceria com a Unctad, Fórum de Líderes e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ).

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: