domingo, julho 04, 2010

Facebook censura capa de álbum de banda


Capa de álbum da banda americana Scissor Sisters vetada pelo Facebook: gravadora diz que rede social reprime a arte

SÃO PAULO – “Night Work”, o novo trabalho da banda nova-iorquina Scissor Sisters, teve sua capa censurada pelo Facebook por ser considera “inapropriada e demasiado explícita".
A imagem que motivou a polêmica é um plano das nádegas do bailarino clássico Peter Reed, de autoria do artista Robert Mapplethorpe (1946 – 1989), reconhecido por trabalhos com Andy Warhol e outros expoentes do movimento pop art.
Segundo a gravadora da banda, Universal, o Facebook está reprimindo a arte e, diretamente, prejudica os planos de negócio da companhia. Em nota, os representantes da gravadora escreveram:
"Para promover o disco, a Universal adquiriu campanhas publicitárias no Facebook, mas não foram publicadas porque a imagem foi censurada pelos controles da rede".
Na mesma mensagem, o vocalista do Scissor Sisters, Jake Shears, explica que a imagem foi escolhida por ser “sexy e engraçada” e por “dar a idéia de que alguém está dançando durante um longo tempo”.
Segundo o Facebook, a imagem não é coerente com a política da empresa – mais precisamente, desacorda das seções 3 e 8 do Guia de Publicidade do Facebook, que descreve que “imagens que são demasiadamente explícitas, provocadoras, ou que mostram a pele de maneira excessiva não são permitidos”.
Embora a imagem não figure na publicidade dentro do Facebook, a mesma foto aparece no perfil que a banda possui na rede social.
Em abril do ano passado, pelo mesmo motivo, a cúpula do site também rejeitou o anúncio de um filme com temática homossexual।

Nenhum comentário: