domingo, julho 04, 2010

HDBaseT vem para matar o HDMI


Finalizado, padrão HDBaseT promete ser mais confiável e mais rápido que outros: primeiros aparelhos com formato chegam ainda este ano

SÃO PAULO – O processo foi silencioso, mas Samsung, Sony, LG e outras marcas anunciaram, esta semana, o término do desenvolvimento do novo padrão de cabos de áudio e vídeo (A/V) HDBaseT, que deve suceder o HDMI.
A vantagem da nova tecnologia seria o oferecimento de funcionalidades de rede mais avançadas, como a possibilidade de passar sinais em 3D e HD (1080 p), além de permitir o envio de energia para alimentar os aparelhos.
Segundo os fabricantes, a nova especificação usa dos cabos de rede Cat 5e/6 para levar conteúdos audiovisuais por meio de uma conexão dedicada Ethernet de 100 Mbps, que deve cair como uma luva para novos serviços que integram a internet aos televisores, a exemplo da Google TV.
Outro benefício seria o suporte a USB integrado na especificação. Fora isso, o componente de rede do padrão ainda suportaria vários aparelhos eletrônicos de consumo e teria uma instalação de cabos mais simples do que a exigida hoje. No tamanho, o HDBaseT também levaria vantagem, visto que conseguiria, segundo seus fabricantes, passar 100 Watts por um cabo de até 100 metros.
As fabricantes dizem que o padrão chegará aos primeiros modelos ainda no fim deste ano. A intenção é que, em 2011, o HDBaseT seja disseminado em larga escala pelos novos aparelhos eletrônicos.
Confira a tabela de comparação da HDBaseT com os padrões HDMI 1.4, DiiVA e DisplayPort 1.2


Fonte: http://info।abril.com.br/

Nenhum comentário: