sábado, julho 03, 2010

Descobertos genes da longevidade


SÃO PAULO - Pesquisadores americanos alegam ter identificado 150 trechos de DNA comum em pessoas que viveram até mais de 90 anos.

Esta “assinatura genética da longevidade excepcional” é capaz de dizer se alguém será ou não um centenário em 77% dos casos.
Liderados por Paola Sebastiani, os pesquisadores da Universidade Boston partiram da hipótese de que indivíduos excepcionalmente longevos carregam vários genes que influenciam sua sobrevivência.
Eles então estudaram 1055 pessoas que viveram 100 anos ou mais e as compararam com a população geral, um grupo de controle com 1267 indivíduos. O modelo genético criado a partir dos dados dessas pessoas contém 150 variantes que poderiam ser usadas para prever se alguém viveria até mais de 90 anos com 77% de precisão.
A análise também identificou 19 clusters (aglomerados genéticos) presentes em 90% dos anciãos estudados.
Os dados preliminares sugerem que pessoas excepcionalmente longevas podem se beneficiar desses genes que atuam como “defesa”, balanceando os efeitos de doenças e problemas associados à idade.
A precisão de 77% mostra que informações genéticas podem prever a longevidade de uma pessoa sem que se leve em conta nenhum outro fator – como estilo de vida e fatores ambientais. No entanto, essa mesma porcentagem revela que a análise tem limitações - ou seja, não foi capaz de prever 100& dos casos. Isso comprovaria que o estilo de vida e outros fatores também têm papel importante na longevidade.
O estudo foi publicado na Science.

Nenhum comentário: