quarta-feira, junho 23, 2010

Mercedes exibe superesportivo com 4 motores elétricos


Mercedes-Benz SLS AMG E-Cell: parece amarelo, mas é totalmente verde



Você, leitor, já deve ter visto centenas de protótipos de superesportivos com motor elétrico. É uma tendência antecipada do mercado automobilístico, assim como as portas com abertura vertical no estilo do Batmóvel, dizem.
Mas nós garantimos que ninguém havia visto tudo isso no corpo de um Mercedes-Benz. Nesta semana, pois, a montadora alemã deu umas voltinhas pelas estradas européias com o seu SLS AMG E-Cell e mostrou ao mundo a tecnologia dos quatro motores elétricos capazes de gerar 532 cavalos (ou 392 Kw, se preferir) e 89,7 kgfm de torque.

Em essência, os motores do E-Cell são instalados próximos às rodas para funcionarem direcionados em cada uma delas, por meio de uma transmissão feita por eixo. Só assim, esclarece a Mercedes, foi possível substituir o antigo motor 6.3 V8 de 573 cavalos de potência, à gasolina.

Com o “verde” E-Cell (não estamos falando da polêmica cor do modelo exposto nesta página), a montadora diz que consegue fazê-lo acelerar de 0 a 100 em cerca de quatro segundos.

O interessante é que, para construir a nova motorização, os engenheiros da companhia não precisaram modificar a estrutura do SLS. As únicas mudanças estéticas estão nos detalhes internos, como a adição de um painel de instrumentos no console central para indicar níveis de potência dos quatro motores e de carga de bateria.

As baterias de íon-lítio, por sinal, são agrupadas e distribuídas de maneira equilibrada atrás dos bancos.

Ainda não há previsão de lançamento do carro. A expectativa, porém, é alguns exemplares surjam no mercado em meados de 2013.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: